Niterói reabre mais nove escolas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais nove unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Niterói retornaram às aulas presenciais, nesta segunda-feira (28). Ao todo, já são 22 escolas funcionando de forma presencial. Os colégios passaram por obras de reforma e manutenção de infraestrutura e adequação dos espaços para receber os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A retomada segue as medidas sanitárias estabelecidas pelo Plano de Retomada das Aulas, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foram reabertas as escolas municipais Santos Dumont (Bairro de Fátima - 1º e 5º anos), Jacinta Medela (Fonseca - 2º e 5º anos), Ernani Moreira Franco (Fonseca - 2º e 3º anos), Honorina de Carvalho (Pendotiba - 7º e 9º anos), Mestra Fininha (Barreto - 1º ano) e João Brazil (Morro do Castro - 1º, 2º, 3º, 4º e 9º anos). Também retornaram às atividades presenciais as unidades municipais de educação infantil Prof. Írio Molinari (Ilha da Conceição - GREI5), Profª Margareth Flores (São Francisco - GREI5) e Lizete Fernandes Maciel (Jacaré - GREI5).

"As aulas presenciais são importantes para retomar esse vínculo entre as crianças e os professores, combater o abandono escolar e superar os efeitos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos", afirmou o secretário Vinicius Wu.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, destaca que as unidades passaram por reformas estruturais e estão adequadas para receber os alunos.

"Realizamos obras de infraestrutura nas unidades para modernizar a rede e também adequamos as escolas aos protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Retomada das Aulas", ressaltou.

O ensino híbrido não é obrigatório no município, o formato remoto continuará sendo oferecido de maneira assíncrona. As aulas presenciais terão a duração reduzida, totalizando três horas diárias e limitação máxima de 50% de ocupação das salas. No Ensino Fundamental 1, haverá revezamento semanal. Já na Educação Infantil, as crianças poderão ir para a escola todos os dias e os alunos foram divididos em grupos nos turnos da manhã ou da tarde.