SG cria primeira brigada de incêndio em hospital

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo formou, ontem (30), no Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier (HLP), a primeira brigada de incêndio em uma unidade de saúde municipal do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da Secretaria de Saúde é estender a iniciativa para todas as unidades de saúde municipais.

Através de um curso de quatro encontros, que contou com treinamento teórico e prático de combate a incêndio e de primeiros socorros, o HLP conta agora com 34 servidores aptos para agir em situação de emergência, bem como prevenir possíveis acidentes. O treinamento foi ministrado por Tiago Moreira Cunha, engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho da Rede de Urgência e Emergência de São Gonçalo.

"Gostaria de enaltecer a voluntariedade dos servidores que estão se colocando à disposição para entrar nessa batalha. Precisamos nos preparar. Os acidentes, infelizmente, acontecem e nosso hospital hoje está mais preparado para esses desafios, sendo uma referência no Estado do Rio de Janeiro", ressaltou o prefeito Capitão Nelson.

Conhecedores da dinâmica e peculiaridade dos equipamentos municipais, a ideia da Secretaria é ampliar a iniciativa para outras unidades, auxiliando,
assim, o trabalho dos bombeiros em caso de emergência.

"Nosso objetivo é ampliar para todas as unidades municipais. Essa é uma inovação, um critério de segurança e uma preocupação de todo governo e da Secretaria de Saúde de ter segurança para os funcionários, pacientes e familiares que frequentam essas unidades", disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, André Vargas.

"A legislação não obriga, então a iniciativa é bem interessante. Espero que o exemplo seja seguido por outros municípios", disse Sirlei dos Anjos Cunha, inspetor do CREA e presidente da Associação dos Engenheiros do Estado.