Novos blindados para a PM do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais compacto e mais ágil, o novo blindado da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro foi apresentado no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Projetado para operar em áreas conflagradas, com vias estreitas e acidentadas, e oferecer maior segurança aos policiais militares, o primeiro protótipo do novo modelo de blindado será testado durante 30 dias por unidades operacionais da corporação.

Um dos fatores de ganho tecnológico nos novos modelos é que todos já virão equipados com três câmeras de segurança de última geração cada. Os equipamentos serão utilizados durante o emprego dos veículos, inclusive em operações estratégicas, garantindo assim a transparência durante a atuação policial.

Após a fase de teste, que determinará a necessidade ou não de pequenos ajustes, outros 14 blindados começarão a ser entregues para fazer parte da frota operacional da corporação. Com blindagem nível 3, capaz de suportar tiros de fuzil, pneus com gel e capacidade para transportar dez pessoas, o novo blindado foi projetado para operar com mais eficiência e segurança nos cenários peculiares da zona urbana do Estado do Rio.

Com preço unitário de R$ 652,5 mil, o contrato de compra estabelecido entre a Secretaria de Polícia Militar e a empresa fabricante Combat Armor prevê a aquisição de 15 veículos inicialmente. O registro de preço firmado entre a corporação e a empresa prevê a possibilidade de entrega de outros 15 blindados com as mesmas características, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária.

Inédito no país, o novo blindado foi desenvolvido pela empresa acompanhando diretrizes traçadas por especialistas da Polícia Militar. Mesmo assim, a fase de teste se faz necessária com objetivo de serem avaliados possíveis ajustes finais, detectados com o emprego prático do veículo no terreno.

Depois de testado, ajustado e aprovado, os primeiros 15 veículos começam a ser entregues e passarão a operar em unidades com maior demanda, de acordo com planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional.