Cultura: nova chamada pública

Secretário das Culturas, Leonardo Giordano explica a diferença deste edital, que contempla obras já produzidas - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, abriu na última quinta-feira (1º), a chamada pública para compra, aquisição e licenciamento de produtos artísticos. Serão premiadas 330 obras, de diversas expressões e linguagens, inclusive em versão digital (e-books, vídeos, músicas). A chamada pública tem um modelo simplificado, que permite inscrições pelo site ou aplicativo. As inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 16 de agosto.

O objetivo é estimular a economia criativa e incentivar a produção cultural da cidade. O prefeito de Niterói, Axel Grael, defende que a cultura, além de importante instrumento de inclusão social, é um dispositivo estratégico para o processo de retomada da economia da cidade.

"A Cultura está entre os setores mais impactados pela paralisação das atividades devido à pandemia. Para fazer essa cadeia criativa voltar a circular, a Prefeitura de Niterói vem investindo em editais e chamadas públicas direcionadas aos artistas e ao setor produtivo cultural. Niterói é uma verdadeira usina de talentos, então é natural que o poder público municipal adquira esses produtos artísticos para exibição em nossa cidade", explica o prefeito.

Diferentemente dos outros editais de fomento ao setor de cultura, essa chamada pública possibilita que os artistas ofereçam produtos finais, que serão expostos, apresentados e divulgados para toda a cidade. Quem explica a metodologia inovadora é o secretário das
Culturas, Leonardo Giordano:

"Vivemos um momento atípico, em que os artistas estão com as atividades públicas paralisadas por conta da pandemia. Após muito diálogo com a sociedade civil, criamos este edital, que tem o objetivo de contemplar o que a cultura de Niterói já produziu. São clipes, obras de artes plásticas, espetáculos, livros, oficinas, músicas. Trabalhos que já estão prontos e que podem e devem ser de conhecimento público. A gente premia os artistas, estimula a produção e entrega às pessoas conteúdo de qualidade."

Giordano explica que os produtos adquiridos não serão de uso exclusivo da Prefeitura. "A ideia é potencializar culturas. Os artistas continuarão proprietários das obras, podendo comercializá-las, independentemente do prêmio."

O presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba O Grilo da Fonte, Cosme França, da Zona Norte de Niterói, pretende participar do edital. "A iniciativa vem em um momento fundamental. A cadeia produtiva do carnaval está parada devido à pandemia, e este edital vai ajudar várias pessoas que estão vivendo em situação de vulnerabilidade por causa daparalisação dos trabalhos."

As inscrições podem ser feitas no portal de serviços da Prefeitura (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) ou pelo site www.culturaniteroi.com.br. Outra opção, é pelo aplicativo "Niterói Serviços ao Cidadão", disponível para Android e IOS.

Podem se inscrever pessoas físicas residentes no município de Niterói. O edital conta, ainda, com políticas afirmativas de
cotas dedicadas a negros, mulheres, transexuais e travestis, e pessoas com deficiência. Dúvidas já podem ser tiradas pelo e-mail: [email protected]