Gripe: São Gonçalo inicia a imunização de toda população

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começou a vacinar, ontem (6), toda a população, com mais de seis meses de idade, contra a gripe. A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada e continuará por tempo indeterminado. Ao todo, 66 unidades de saúde oferecem a vacina, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

A mudança na vacinação contra a influenza, que só atendia a grupos prioritários, é orientação do Ministério da Saúde, diante da baixa cobertura vacinal em todo o país. Os grupos prioritários elencados em três fases podem continuar se vacinando normalmente.

Os gonçalenses, no entanto, têm que ficar atentos ao intervalo entre os imunizantes da gripe e da covid-19, que deve ser de 14 dias. Quem já tomou a vacina da covid-19, tem que esperar 14 dias para procurar as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe.

E quem já tomou a vacina da gripe também tem que esperar 14 dias para tomar a vacina contra o coronavírus. Quem tomou a primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19 e está aguardando a segunda dose, pode tomar a vacina da gripe neste intervalo, sempre obedecendo o espaço de 14 dias
entre elas.

Documentação - Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina contra a covid-19. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da
vacina.