'Aprova Jovem' é municipalizado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi aprovada na Câmara Municipal de Niterói esta semana a municipalização do Programa Aprova Jovem, que visa dar incentivo e reforço educacional, fortalecendo a preparação dos jovens niteroienses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A execução do programa ficará a cargo da Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude (CPPJ) e aguarda publicação do Executivo.

Poderão se beneficiar do programa educacional jovens com idade entre 15 e 29 anos, residentes em Niterói, preferencialmente matriculados na rede pública de ensino, de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Autor do projeto de lei, o vereador Binho Guimarães (PDT) também foi responsável por implementar o Aprova Jovem em 2017, em sua gestão à frente da Coordenadoria da Juventude. Na época, foi realizado o Planejamento Participativo da Juventude e o programa surgiu como uma reinvidicação dos próprios jovens.

"O Aprova Jovem é a resposta de como as políticas públicas, baseadas em evidencias, podem ser bem utilizadas, porque ele mudou a vida de muitos jovens daqui de Niterói. Esse projeto dá a chance do jovem niteroiense entrar na universidade, especialmente nesse contexto de pós-pandemia. A gente reafirma a importância do acesso ao ensino superior e que não há maior investimento que a educação", disse Binho Guimarães.

Eduardo Oliveira, coordenador da CPPJ Niterói, explica que as aulas do Aprova Jovem acontecem de forma online e são disponibilizadas de forma gratuita aos jovens, e que o programa é pensando em educação, emprego e renda.

"É uma alegria dar continuidade ao Aprova Jovem, um programa que já vem apresentando bons resultados e que contribuirá ainda mais para a melhoria dos índices educacionais, ampliando o acesso ao ensino público e propiciando maior igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade", disse Eduardo Oliveira.