Racismo: Niterói tem Núcleo de Atendimento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói passa a contar com o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Racismo criado a partir de um Acordo de Cooperação Técnica assinado ontem (14) entre a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), e a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Programa de Educação sobre o Negro da Sociedade Brasileira (Penesb).

O Núcleo integra o Centro de Cidadania, equipamento voltado ao atendimento e acompanhamento de vítimas de violações de direitos.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa, reforçou que racismo é crime e precisa ser combatido.

"A criação do Núcleo oferece um espaço qualificado de atendimento, acolhimento e orientação para qualquer pessoa que for vítima de racismo. Uma equipe técnica, formada em parceria com a UFF, está, a partir de hoje, à disposição dos cidadãos", disse o secretário.

Racismo é crime inafiançável e imprescritível, previsto na Lei 7.716/89. Qualquer pessoa que sofrer racismo, pode procurar o Núcleo que faz parte do Centro de Cidadania (Cecid), localizado na Rua Cônsul Francisco Cruz, 49 ou enviar mensagem pelo Zap da Cidadania (21) 96992-9577.