Papa Francisco recebe alta 10 dias após cirurgia no intestino

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O papa Francisco recebeu ontem alta do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, dez dias após ter passado por uma cirurgia intestinal. O pontífice deixou o local por volta das 10h30 (horário local, 5h30 de Brasília).

Antes de regressar o Vaticano, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, Francisco foi até à Basílica de Santa Maria Maior agradecer "pelo bom êxito da sua cirurgia e dirigiu a Nossa Senhora uma oração por todos os doentes, especialmente por aqueles que o papa encontrou durante os dias de sua internação", diz o comunicado da Santa Sé.

Mais tarde, através da sua conta oficial no Twitter, o papa Francisco, de 84 anos, escreveu: "Agradeço a todos que estiveram próximos de mim com a oração e o carinho durante os dias de hospitalização. Não nos esqueçamos de rezar pelos doentes e por aqueles que os assistem".

Na terça-feira, quando o Vaticano anunciou que em breve o religioso teria alta, Francisco visitou a unidade de oncologia do hospital, no mesmo andar onde estava internado, saudando as crianças, médicos e enfermeiros.

Já no último domingo, o papa fez sua primeira aparição pública desde a cirurgia, ficando de pé por cerca de 10 minutos enquanto discursava da varanda de sua suíte no hospital.

O papa Francisco não tem compromissos marcados para o restante do mês, exceto suas bênçãos dominicais, embora o Vaticano esteja fazendo planos para uma visita papal à Eslováquia e à capital da Hungria, Budapeste, em meados de setembro.