Segurança no estado ganha reforço de 475 novos PMs

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A segurança no Estado do Rio de Janeiro ganhou o reforço de mais 475 policiais militares que se formaram na manhã de ontem (15). O governador Cláudio Castro participou da cerimônia, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Jardim Sulacap, na Zona Oeste da capital. Segundo a Secretaria de Polícia Militar, 1.307 alunos estão em treinamento e vão se formar este ano - uma turma em agosto e outra em dezembro.

"Esses policiais vão defender programas importantes do Governo do Estado. O Cinturão de Divisas, uma ação da nossa gestão, vai atuar no foco de um dos problemas mais graves, que são armas e drogas que entram pelas divisas do nosso estado e colocam a vida de todos em risco. Trabalhamos para que a segurança pública seja pautada pela inteligência e investigação e, principalmente, com respeito à vida. Projetos como o Bairro Seguro, que acaba de completar um mês de atuação, e o aperfeiçoamento do Segurança Presente, mostram que temos, atualmente, uma polícia mais próxima do cidadão fluminense", afirmou Cláudio Castro.

O governador ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, que vai receber o reforço com novos agentes formados.

"Esta semana, mais um caso de violência contra a mulher teve repercussão. Muitos homens não perceberam ainda que este tipo de crime é um dos mais hediondos. Por isso, ações como a Patrulha Maria da Penha, além de proteger as vítimas, faz com que a impunidade não reine", ressaltou Castro.

O ingresso desses novos PMs permitirá o remanejamento de efetivo nas unidades da corporação. Além disso, ações estratégicas na área de segurança pública vão poder ser implementadas dentro do conceito de polícia de proximidade. Entre eles, estão o Bairro Seguro e a Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida.

"Esta é a primeira turma de policiais militares formados neste ano. Tivemos que redimensionar as atividades da corporação em virtude da pandemia de Covid-19. A incorporação destes 475 novos agentes vai possibilitar o lançamento de programas como o Cinturão de Divisas, voltado para guarnecer as divisas do estado", afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo.