Mãos de esperança

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

Conforme vai avançando o esforço pela vacinação da população estamos todos, independentemente de profissão, classe social ou econômica, lentamente buscando nos reerguer e seguir em frente, após quase um ano e meio de extremas dificuldades trazidas direta ou indiretamente pela pandemia. Precisamos nos recolocar de pé, olhar com clareza para o cenário, e ir tomando decisões estratégicas para nos manter no "novo normal" que se apresenta à nossa frente. E isto, vale repetir, vale para todos.

É num momento assim, num contexto tão diferenciado, que desde vem sendo realizada em território fluminense a campanha Rio de Mãos Dadas - um conjunto de iniciativas do sistema Fecomércio RJ, Sesc RJ e Senac RJ. São vários braços, de forma a abranger as múltiplas necessidades dos mais variados públicos.

A ideia é transmitir esperança, melhorando o ânimo e a autoestima popular, além de proporcionar ferramentas úteis para o dia-a-dia do comerciante.

Como parte desta campanha podemos citar, por exemplo, a distribuição de 50 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ. Entre os municípios contemplados, estão Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Volta Redonda, São Gonçalo e outros mais. Em Niterói, com o apoio do Sindilojas local, foram distribuídas duas toneladas de gêneros, para a Legião da Boa Vontade, a Associação Turma da Sopa, Sempre Criança e o Centro Pró-Melhoramento do Morro do Estado.

Outra vertente da Rio de Mãos Dadas é a realização de uma exposição itinerante de obras de arte com o tema da superação. Dez municípios integram o roteiro, incluindo a nossa Niterói. Para aqui, fomos brindados com a exibição da escultura gigante "A Cultura da Borda na Palma da Mão", da artista Márcia Falcão. Ela pode ser apreciada no Plaza Shopping até o dia 24 de julho.

Também farão parte da campanha cursos e capacitações gratuitas em parceria com Sindicatos, além de uma edição especial do Prêmio Visão Consciente, para reconhecer empresas que tenham feito a diferença em suas áreas de atuação.

Em breve haverá, por exemplo, a iniciativa "Convivendo com a pandemia: o que fazer para sobreviver a 2021", com palestra de Luiz Antonio Secco, embaixador de Varejo do Senac RJ e diretor da Azov Consultoria, que logo em seguida prestará consultoria individual, remota, aos participantes interessados. Com direito inclusive a pós-mentoria e encaminhamentos para cursos do Senac RJ, consultorias do Sebrae Rio ou mesmo da Azov.

Com instituições de classe como estas citadas, fazendo a sua parte e acreditando no imenso potencial humano, cultural e econômico de nosso Estado, se fortificam os alicerces para a construção coletiva de um "novo normal" que una prosperidade, desenvolvimento e justiça social. Que possamos, juntos, virar a página atual e retomar nossas vidas!