Programa Niterói Cidadã vai definir estratégias de atuação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em uma iniciativa para fortalecer o chamado terceiro setor na cidade, a Prefeitura está elaborando o programa Niterói Cidadã. A primeira fase começa nesta segunda (19), quando estará disponível no Portal de Serviços, um questionário para que as entidades possam responder quem são, o que fazem e como atuam. A partir do levantamento será elaborado um diagnóstico do segmento e definidas estratégias de atuação do município.

Para acessar o questionário, é preciso abrir o Portal de Serviços pela internet (https://servicos.niteroi.rj.gov.br) ou baixar o aplicativo "Niterói Serviços Cidadão" nas lojas virtuais. Em seguida, fazer o login no Portal e buscar "Niterói Cidadã" na primeira página. O questionário ficará disponível até 9 de agosto.

A Seplag destaca que o diagnóstico vai auxiliar o município a compreender de forma mais específica as demandas das organizações e projetos sociais, com o objetivo de desenvolver um programa que auxilie e apoie o terceiro setor.

"O questionário vai funcionar como um indicador para as necessidades do setor em Niterói. Muito mais do que simplesmente levantar dados sobre as organizações, as informações vão servir para a construção coletiva e democrática de um programa sólido, que vai oferecer à sociedade o que ela realmente precisa", afirma a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa, enfatiza que o programa está sendo estruturado a partir de três eixos de ação: formalização, captação de recursos e capacitação.

"Por muitos anos trabalhei no terceiro setor e sempre foi uma demanda do segmento uma atenção maior pelo poder público. A Prefeitura, agora, está empenhada na construção de um programa de fortalecimento do terceiro setor, e a participação das organizações nesta primeira etapa é essencial. É importante que cada projeto, cada grupo e cada entidade aponte suas demandas, seus problemas, seus desafios, para que o projeto possa potencializar o trabalho da sociedade civil", afirma.