Educação de Niterói prepara nova fase do ensino híbrido

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Rede Municipal de Educação de Niterói entrou em recesso escolar ontem (19) após um semestre de atividades pedagógicas e de acolhimento na modalidade híbrida e remota. A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação implementaram uma série de medidas previstas no Plano de Retomada das Aulas que incluem o retorno presencial com segurança e projetos para reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19 na educação pública do município. Neste primeiro semestre, 35 escolas municipais retornam às atividades presenciais e mais unidades abrem as portas em agosto. O segundo semestre terá início no próximo dia 2.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, ressalta que os primeiros seis meses de gestão tiveram como objetivo enfrentar os desafios deste ano letivo e desenvolver estratégias que visam reduzir os déficits de aprendizagem e a evasão escolar em função da pandemia. Outra ação importante foi o apoio aos profissionais e alunos na retomada das atividades presenciais de forma cautelosa.

"Estudos comprovam as consequências da pandemia para a educação a curto, médio e longo prazo por conta do afastamento dos alunos da sala de aula. Por isso, implementamos um plano de retomada com projetos que visam retomar o vínculo com a escola, recuperar os conteúdos e oferecer um ensino qualificado, apoiado em ações de inclusão digital. A educação pública de qualidade é a nossa prioridade", afirmou.

O presidente da FME, Fernando Cruz, lembra que todas as escolas receberam equipamentos de proteção para uso individual e coletivo e foram preparadas para o retorno presencial com obras de manutenção e reforma. Além disso, estão sendo finalizados os processos de melhoria da conectividade das escolas, dados patrocinados para professores e alunos e a entrega dos tablets, que deve ocorrer no próximo mês.

Após o fim do recesso escolar, será iniciada uma nova fase de implementação do ensino híbrido até que todas as unidades estejam abertas. A reabertura gradual das escolas segue protocolos de segurança estabelecidos no Plano de Retomada
das Aulas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.