Passe livre interestadual para idoso volta em SG

A entrega dos primeiros cartões foi feita pelo prefeito Capitão Nelson - Foto: Lucas Alvarenga/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo reabilitou o serviço de confecção de cartão de passagem de ônibus interestadual para o idoso. O serviço, que estava parado desde o ano de 2017, foi retomado nesta gestão, beneficiando idosos a partir de 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos, proporcionando descontos de 100% ou 50% no valor das passagens rodoviárias para outros Estados.

A entrega dos primeiros cartões após a retomada do serviço foi feita pelo prefeito Capitão Nelson a sete idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Neves. O serviço de impressão e confecção foi retomado pela Assistência Social após análise realizada pela pasta através da Vigilância Socioassistencial, do Serviço de Proteção Social Básico, que constatou a interrupção do serviço. Antes da confecção dos passes, quem buscava o benefício recebia um documento provisório, com validade de 180 dias, que precisava de renovação após o período de validação terminar.

"A gratuidade nos transportes intermunicipais é um benefício de extrema importância para os idosos, principalmente nesse momento de pandemia, com alto índice de desemprego que estamos atravessando. Aqui trabalhamos em conjunto: o Cras, a Vigilância Socioassistencial e Assistência Social, para chegarmos a esse objetivo", destacou o prefeito Capitão Nelson.

O secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, destacou os esforços que vêm sendo realizados para a retomada de serviços para a população.

"Ao longo do tempo e com a escassez de repasses, muitos serviços da Assistência foram se deteriorando. Estamos comprometidos com todas as questões da Assistência Social para resgatar esses serviços do município", disse.

A data de entrega dos primeiros cartões, o Dia dos Avós, comemorado na segunda-feira, 26 de julho, foi escolhida com carinho para destacar a importância dos idosos para o município.

"Escolhemos o Dia dos Avós para realizar essa entrega especial. É importante ressaltar que realizamos um trabalho integrado para atendimento dos idosos, com apoio e acompanhamento realizados nos Cras do município. À medida que a pandemia for reduzindo, eles poderão viajar, visitar parentes que estão distantes e retomar a normalidade de suas vidas", disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

Benefício - Para ter acesso ao benefício, os idosos precisam ter renda de até dois salários mínimos e ter as informações atualizadas no Cadastro Nacional de Informações (Cnis), do Governo Federal. Após a atualização, o idoso pode realizar o cadastro através da internet pelo https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Após concluir o processo, o idoso pode solicitar a confecção do documento no Cras mais perto de sua residência. O documento será impresso pela Secretaria de Assistência e encaminhado para o Cras.