Artesãos de Itaboraí têm carteira nacional

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Artesãos de Itaboraí receberam, ontem, a Carteira Nacional do Artesão. A entrega da carteira garante aos profissionais diversos benefícios como, por exemplo, a participação em feiras nacionais do setor, descontos na compra de matérias primas para a confecção de novas peças, entre outros. Os artesãos que já possuem o cadastro municipal agora terão o registro nacional com muitos benefícios, entre eles a exposição dos seus trabalhos em feiras de outros estados, microcrédito, reconhecimento profissional, capacitações e descontos na compra de materiais em lojas parceiras.

O documento é gratuito e confere diversas vantagens como acesso a incentivos fiscais; isenção do ICMS na comercialização dos produtos; à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Eudnei de Oliveira, destacou a importância do retorno da entrega do documento profissional dos artesãos e falou do seu compromisso em resgatar a história dos artesãos da cidade. "A Carteira Nacional do Artesão é o ponto de partida para reorganizarmos a questão do artesanato em Itaboraí. Já temos uma integração entre as Secretarias de Cultura e Turismo, levando também os artesãos para as feiras. O artesanato pode ser um grande caminho para muitas pessoas terem uma renda e melhorar suas receitas", enfatizou o secretário.