Prevenção e tratamento para hanseníase em São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase foi comemorado em 5 de agosto, mas a atenção com a doença é permanente em São Gonçalo. A data foi criada em 2014 com objetivo de enfatizar a divulgação de informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. Em São Gonçalo, a Coordenação do Programa de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza ações constantes de orientação nas salas de espera das unidades de saúde para ensinar os pacientes a vigiar o próprio corpo.

O objetivo é alertar pacientes sobre o diagnóstico precoce da doença. Sua principal característica é uma mancha esbranquiçada, avermelhada ou amarronzada em qualquer parte do corpo, que não coça e altera a sensibilidade da pele ao calor, à dor e ao tato. Uma das consequências em relação ao diagnóstico e tratamento tardio são as sequelas, que causam deformidades físicas e podem levar à incapacidade físiA hanseníase tem cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Gonçalo, o tratamento pode ser feito nos polos sanitários do Zé Garoto, Alcântara e Rio do Ouro, de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 17h", disse a coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, enfermeira Mariana Lattanzi.

O tratamento é feito com antibiótico. "Quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, melhor o resultado e menor a chance do paciente ter sequelas físicas", explicou Mariana.

Diagnosticada com a doença em 2019, Arlete Palmeira da Silva, de 52 anos, moradora do Colubandê, é atendida no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, onde iniciou o tratamento. "O atendimento é ótimo, as pessoas são acessíveis e nos explicam o que deve ser feito. Eu tinha informação sobre a doença porque o meu cunhado teve. A dele foi diferente, que foi na pele. E a minha foi no nervo. Eu nem sabia que essa doença existia no nervo. Foi um susto, não acreditava que ainda tinha essa doença. Existe e existe muito e as pessoas não têm conhecimento", disse Arlete.

A coordenação do Programa de Hanseníase fará três eventos nos polos que fazem atendimento e tratamento da doença.

Nesta segunda-feira (9), a roda de conversa será no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto. Na terça (10), será no Hélio Cruz, Alcântara; e no dia 24 de agosto será no Augusto Sena, Rio do Ouro.

Os profissionais das unidades básicas de saúde também vão alertar sobre a doença e a possibilidade de tratamento nas salas de espera neste mês.