SG: reformas no Luiz Palmier

Melhorias na unidade de saúde passam por reformas, pinturas, podas de árvores, atendimento e até segurança - Foto: Lucas Alvarenga/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma das mais importantes unidades de saúde de São Gonçalo, o Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, passa por reformas, melhorias e adaptações - tanto na parte física quanto na assistencial - para melhor atender aos gonçalenses. O resultado será entregue para a população nos próximos meses, quando toda a reestruturação estará pronta. As mudanças são um pedido do prefeito Capitão Nelson, e do secretário municipal de saúde, Dr. André Vargas.

As obras vão desde mudanças físicas dos ambientes até a manutenção/reposição de toda a rede elétrica e iluminação, tanto interna quanto externa. Todos os espaços receberão nova pintura; a área externa e encosta terão a poda em árvores. As obras do espaço da ala psiquiátrica, vinda da Clínica Psiquiátrica Nossa Senhora das Vitórias, foram concluídas e já entregues, atendendo aos pacientes mentais de emergência.

"Dentro de pouco tempo, teremos nossa unidade totalmente reformada para atender e fornecer melhores condições para os nossos pacientes", disse o diretor geral da unidade, Lindemberg Soares.

A recepção, identificação e atendimento aos pacientes também também passa por mudanças. Por isso, com as direções Médica e de Enfermagem, foram implantados os "rounds multidisciplinares", que consistem em discussão dos casos de cada paciente internado, de modo individual, com toda equipe multidisciplinar.

"O objetivo é uma melhor assistência e agilidade na resolução das causas bases de internação. Também reiniciamos o papel ativo da comissão de curativos, dando assistência direcionada aos pacientes com úlceras e feridas infectadas, entre muitas outras simples mudanças que potencializam a melhora em nossa assistência", contou a diretora médica do HLP, Ana Carolina Coelho.

Todos os funcionários e colaboradores da unidade de saúde estão identificados com crachá funcional e estão sendo uniformizados.

"Começamos pelas equipes de limpeza e higiene e de apoio - todos já estão devidamente uniformizados. Estamos em fase de conclusão e compra do uniforme da equipe de manutenção e recepção e, dentro de pouco tempo, teremos nosso corpo de colaboradores 100% uniformizados", explicou o diretor administrativo, Rodrigo Bastos.

No hospital também foi implantada a 1ª Brigada de Incêndio - foi a primeira em uma unidade de saúde municipal no Estado do Rio. Ao todo, são 34 servidores aptos para agir em situação de emergência. Outros treinamentos e capacitações também chegarão para
todos os profissionais e colaboradores.

Outro ganho da unidade é um efetivo da Guarda Municipal 24h por dia para garantir a segurança dos trabalhadores e pacientes.

"De modo geral, estamos trabalhando incansavelmente para oferecer aos nossos pacientes e colaboradores, melhores condições de atendimento", finalizou Lindemberg Soares.