São Gonçalo trabalha na prevenção das chuvas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na manhã desta quarta-feira (25), técnicos da Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo iniciaram as atividades de preparação das comunidades para as chuvas de verão.

Os técnicos realizaram o recadastramento de todos os munícipes residentes nas áreas de risco geológico que são abrangidas pela sirene Engenho Pequeno 4, situada em frente ao condomínio Recanto do Engenho, no bairro do Engenho Pequeno.

Essa atividade é o início da preparação para o simulado de evacuação que acontecerá no sábado, dia 28, partir das 9 horas.

"Essa integração da população com a Defesa Civil é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de prevenção nas áreas de risco de desastres naturais", explicou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues.

Obras - Depois de lançar o projeto Mãos à Obra, na semana passada, na Rua Mário de Alencar, em Vista Alegre, que segue recebendo melhorias, a Prefeitura de São Gonçalo já possui as duas próximas vias que serão contempladas. A segunda será a Rua Ari Matos, que também fica em Vista Alegre, e a terceira a Rua Romero Peres de Carvalho, em Ipiíba.

No fim de semana, o prefeito Capitão Nelson, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Junior Barboza, se reuniram com moradores de Ipiíba para apresentar o projeto de pavimentação.

O projeto piloto na Rua Mário de Alencar, em Vista Alegre, terá cerca de 150 metros de concreto. O local já recebeu meio fio e os primeiros 16m³ de concreto foram aplicados na via. Ao todo, cerca de 40m³ de concreto serão utilizados na intervenção. No local, também foram realizadas obras de limpeza e manutenção em caixa de passagens e manilhas de águas pluviais.

Mãos à Obra é uma parceria entre o Poder Executivo Municipal e a comunidade para execução de obras de calçamento e/ou pavimentação de ruas, com o objetivo de melhorar a situação de acessibilidade às comunidades e a qualidade de vida dos usuários. Essa ação tem por objetivo promover o associativismo e participação comunitária nos planos de gestão administrativa, destinados à dotação de infraestrutura das vias urbanas municipais. As solicitações serão recebidas em breve pela Prefeitura.