SG dá atenção a pacientes com sequelas da covid-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com menos de um mês de atividade, o tratamento pós-covid oferecido na Clínica Gonçalense do Mutondo já colhe resultados. No local, 14 pacientes em franca recuperação buscam a cada dia superar as sequelas respiratórias e musculares da doença. O trabalho da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde, é desenvolvido por Jéssica da Silva, educadora física, duas vezes por semana, no período da manhã e da tarde. Quem tiver interesse no programa é só procurar a unidade, às
segundas e quartas-feiras, das 8h às 17h.

O trabalho de reabilitação pós-covid-19 é para aqueles que estão apresentando problemas respiratórios e de força após o acometimento da doença.

"Vemos a evolução diária dos pacientes. Eles chegam aqui muito travados ou cansados e, em poucas semanas, já apresentam uma melhora significativa. Fico muito satisfeita com o trabalho que estou realizando", disse Jéssica da Silva.

Uma das primeira pacientes do programa foi Susi Maria dos Santos Miguel, de 64 anos. Após ficar quase um mês internada com 75% do pulmão comprometido, no Pronto Socorro Central (PSC) e no Hospital Retaguarda (Menino de Deus), a gonçalense segue com o tratamento pós-covid na Clínica do Mutondo.

"Fui muito bem atendida nas duas unidades. Quando recebi alta, eu praticamente não andava, por conta das complicações e de ter ficado muito tempo deitada. Estou sentido a diferença e melhora a cada dia e faço um convite para as pessoas que tiveram covid e precisam de uma reabilitação", disse a moradora do Mutondo.