Niterói inicia 3ª dose amanhã

Idosos entre 70 e 80 anos e imunossuprimidos com segunda dose há 21 dias poderão tomar a terceira a partir de meados de setembro, diz Ministério da Saúde - Foto: Myke Sena/MS

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói inicia a partir de amanhã (27) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos mantidos em instituições de longa permanência da cidade. Será o primeiro município a oferecer dose de reforço a idosos. A imunização será realizada por equipes da SMS que irão aos locais.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou que a terceira dose da vacina contra o coronavírus começará a ser aplicada em idosos entre 70 e 80 anos, bem como imunossuprimidos, a partir de 15 de setembro.

Os imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose da vacina há 21 dias poderão tomar o reforço a partir de meados de setembro. No caso dos idosos, eles devem ter tomado a segunda dose da vacina há mais de seis meses. A vacina usada para a dose de reforço será a da Pfizer. No mesmo dia que a terceira dose iniciar, entrará em vigor a redução do intervalo entre as vacinas Pfizer e AstraZeneca, de
12 semanas para 8. A decisão faz parte de uma medida de contenção da variante delta, tomada as mesmas iniciativas feitas no Reino Unido nesse combate.

Segundo o ministério, a partir da antecipação da segunda dose existe muito mais probabilidades do país vencer a nova onda da variante Delta, diminuindo ainda mais o número de óbitos.

Uma definição sobre uma futura aplicação de dose de reforço no restante da população só entrará em discussão a partir da finalização de um estudo que o Ministério da Saúde está fazendo em parceria com universidades.

Vacina- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou um novo estudo para o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19. A pesquisa será conduzida pela indústria de biotecnologia Inovio Pharmaceuticals, com sede nos Estados Unidos.

O estudo ocorrerá em diversos países além do Brasil, como Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, República Checa, Polônia, Filipinas e Tailândia. A previsão é da participação de 7.116 voluntários.

A autorização é para a fase 3 da pesquisa, quando é analisada a segurança e eficácia em uma grande quantidade de pessoas. Dois voluntários a cada três receberão doses de vacina e um, uma de placebo. As fases 1 e 2 já foram realizadas nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na China. Esse é o 12º estudo clínico para vacinas contra a covid-19 autorizado pela Anvisa.

Segunda dose Niterói- Quase 65 mil cadastrados no sistema de mensagens por SMS da Defesa Civil de Niterói começaram a receber, ontem (25), alerta sobre a importância da segunda dose da vacina contra a covid-19. A iniciativa faz parte de um pacote de açõespara estimular a população que não compareceu aos postos de saúde para a imunização.