'Agosto Laranja' mobiliza para a doação de medula óssea

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, em parceria com o Centro Oncológico (Oncorj) e a Associação Davida Samaritanos, realizou ontem (25), o Dia D de Conscientização da campanha "Agosto Laranja", que tem o intuito de amparar e ajudar a população que precisa de doações de medula óssea e cordão umbilical. No local, além de doações de sangue, as pessoas realizaram um pré-cadastro para se tornarem doadoras de medula óssea.

A coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, Patrícia Silva, destaca a importância da ação e a potencialidade da cidade para fazer a diferença.

"É com muita alegria que estamos realizando o Agosto Laranja. Sabemos da necessidade de pessoas que estão na fila de espera por uma doação e esse doador pode estar em qualquer lugar. São Gonçalo é uma cidade muito grande, um terreno fértil e pode daqui sair a cura de muitas pessoas. Salvar uma vida em vida é o Agosto Laranja", disse.

A ação conta com a parceria de Cristina Figueroa, fundadora e presidente da Associação Davida Samaritanos, que perdeu o seu filho para leucemia, e desde então luta para ajudar outras pessoas a conseguir a cura.

"Um dia como esse leva a conscientização para quem quer se cadastrar como possível doador e todas as informações corretas sobre todo o processo de doação", explicou Cristina, que ajudou no pré-cadastro dos interessados no Centro Oncológico.

Após essa etapa, os pré-cadastrados serão levados, em uma data a ser definida, ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) para exames de sangue e poderão ser inseridos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).