Aldeia de Arcozelo obtém registro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) recebe na segunda-feira (30), às 11h, o documento de Registro Geral de Imóvel (RGI) da Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes. A ação é resultado de uma parceria entre a Funarte e a Prefeitura Municipal de Paty do Alferes, com apoio da Procuradoria Geral do Município. O RGI é um requisito indispensável para a captação e aplicação de recursos públicos, bem como para a possibilidade de firmar parceria com instituições privadas. Inaugurada em 1965, a Aldeia de Arcozelo é considerada o maior complexo cultural da América do Sul, com uma área total de 51 mil metros quadrados.

A cerimônia de entrega do documento terá a presença do presidente da Funarte, Tamoio Athayde Marcondes; do diretor executivo da instituição, Marcelo Nery Costa; do prefeito de Paty do Alferes, Juninho Bernardes; do procurador-geral do município, Marcelo Basbus Mourão, entre outras autoridades. De acordo com o prefeito, o sonho de restaurar o espaço está cada vez mais perto. "A Aldeia é um complexo rico em cultura, história e turismo. Estou trabalhando em diferentes projetos para captação de recursos, tanto de estatais quanto da iniciativa privada, para transformar este importante espaço. Não só para Paty, mas para toda a nossa região do Vale do Café", ressalta Juninho Bernardes.

O procurador-geral do município, Marcelo Basbus Mourão, explica o processo para a conquista do RGI para a Aldeia. "Gostaria de agradecer a todos que forneceram as documentações necessárias para que pudéssemos aplicar todos os conceitos da Lei REURB (Regularização Fundiária Urbana) e reconhecer esse grande projeto que foi consolidado em Arcozelo. Em parceria com a procuradoria jurídica da Funarte, em menos de um ano, foi possível concretizar um documento que se esperava há 20 anos. O registro oficial foi comunicado em 13 de agosto deste ano, mesmo dia de nascimento do criador do espaço, o ator Paschoal Carlos Magno. Sem dúvida, um momento emocionante para a cultura brasileira", afirma Mourão.

Sobre a Aldeia de Arcozelo - A Aldeia de Arcozelo foi inaugurada pelo ator Paschoal Carlos Magno (1906-1980), no ano de 1965, em Paty do Alferes. O espaço abriga dois grandes teatros: o Teatro Itália Fausta, com capacidade para 1.200 pessoas, e o Teatro Renato Vianna, com capacidade para 240 pessoas. O complexo ainda dispõe de uma sala para récitas musicais, com capacidade para 240 pessoas; uma sala de vídeo com capacidade para 80 pessoas; duas galerias de arte; e uma biblioteca, com cerca de 5 mil livros.

O espaço cultural também foi cenário de um evento histórico. Em 1838, Manoel Congo (falecido em 1839) liderou uma revolta de escravos na fazenda. A ação ficou conhecida como a Revolta de Paty do Alferes, mantendo viva a memória da luta pela liberdade.