Estado divulga calendário da 3ª dose

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) prevê que as doses de reforço contra covid-19 começarão a ser aplicadas em setembro para idosos, avançando gradativamente até os 60 anos. A campanha deve começar por idosos com mais de 90 anos e pelos que vivem em instituições de longa permanência e também vai incluir pacientes imunossuprimidos.

Segundo o planejamento da pasta, será usado esquema de vacinação heterólogo na terceira dose, o que significa que a vacina usada será sempre diferente das doses anteriores.

"O esquema prevê que as pessoas que tomaram a primeira e a segunda doses da Pfizer recebam a dose de reforço de AstraZeneca. Quem foi imunizado com a Jannsen ou AstraZeneca deverá receber o reforço com a vacina Pfizer. Os idosos e imunossuprimidos vacinados com a CoronaVac poderão receber a nova dose das vacinas Janssen, AstraZeneca ou Pfizer", explica nota da SES-RJ.

A secretaria afirma que aguarda nota técnica do Ministério da Saúde quanto às recomendações para a aplicação da dose de reforço. Nesta semana, o ministro Marcelo Queiroga anunciou que a dose de reforço será para idosos de mais de 70 anos, e que o imunizante a ser usado será o da Pfizer.

De 1º a 10 de setembro serão vacinados os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI) que receberam a segunda aplicação do imunizante há pelo menos seis meses.

Em paralelo, continua a vacinação dos adolescentes com 16 a 12 anos, que será encerrada no dia 11 de setembro (sábado).

A partir do dia 13 de setembro serão vacinados os idosos com 95 anos ou mais, e o calendário segue de forma escalonada até chegar aos idosos com 60 anos ou mais no dia 30 de outubro.