Niterói é primeira no RJ na 3ª aplicação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói tornou-se ontem (27) a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. A imunização começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Esses idosos são do primeiro grupo a receber a vacina em janeiro deste ano.

Quando iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Niterói priorizou os profissionais de saúde da linha de frente contra a doença e os idosos mantidos por instituições de longa permanência. A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras niteroienses a receber a primeira dose do imunizante.

Ontem (27), a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve na Casa de Amparo Santo Antônio, no bairro Vital Brazil, para imunizar os primeiros idosos com a terceira dose. Segundo a SMS, nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos vão receber o reforço. Em setembro a vacinação será ampliada para os demais idosos da cidade, com o uso da vacina da Pfizer, após recebimento da remessa da vacina pelo Ministério da Saúde (MS) para a aplicação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a medida visa a conter os efeitos da variante Delta que tem se espalhado intensamente no Brasil, tendo como epicentro o Rio de Janeiro.

"Estudos têm demonstrado a importância do reforço da vacinação nos idosos, já que após seis meses há uma redução da imunização deste grupo. Essa dose de reforço aumenta a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção nesse momento em que a Delta ainda está circulando" destacou o secretário.