Niterói: gestão para um trânsito contemporâneo

Amanda Machado diz que Niterói vive o desafio de todas as regiões metropolitanas: priorizar a mobilidade urbana - Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Amanda Machado é engenheira civil com mestrado em engenharia de transportes, especialista em gestão de projetos, técnica em estradas e desde fevereiro assumiu a missão de planejar o trânsito de Niterói. Entre muitas características que lhe podem ser atribuídas, as principais são aquelas que fazem de Amanda uma cidadã comum: casada, mãe, atleta amadora, e assim vivencia - como todos - as mais diversas situações no trânsito cotidiano, seja enquanto leva o filho à escola, quando segue para o trabalho ou quando pratica sua corrida matinal diária.

Com a carreira inteira desenvolvida em empresas privadas, Amanda Machado diz que a oportunidade de trabalhar em um órgão público é um presente nos seus 25 anos de carreira, e avalia que Niterói se vê diante do mesmo desafio que todas as regiões metropolitanas do nosso país: priorizar a mobilidade urbana. Em seis meses como diretora de Planejamento de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Viária da NitTrans, a engenheira enxerga a cidade à frente, acima da média, com pensamento inovador, implementando faixas exclusivas de ônibus e ciclovias, modernizando corredores viários, utilizando sistema semafórico inteligente e monitoramento de trânsito online e em tempo real.

"A gestão pública é onde o profissional tem a oportunidade de trabalhar em favor de todos. Niterói é uma cidade linda, com uma população apaixonada pelo seu lugar e que se desenvolve economicamente e socialmente a olhos vistos. Aqui a mobilidade urbana precisa fazer diferença na vida das pessoas, e é para contribuir com estes avanços que estou aqui", descreve a engenheira.

Para Amanda, Niterói é uma cidade promissora em relação à mobilidade urbana e tem o desafio de continuar planejando o seu crescimento a longo prazo, enxergando sempre à frente.

"Sempre trabalhei na área de mobilidade, transportes e infraestrutura. Desde o ensino médio, em escola técnica, eu direciono minha carreira a isso. Sou uma entusiasta do setor porque os transportes fazem parte do cotidiano das pessoas e a mobilidade urbana tem muita influência na qualidade de vida: quanto melhor o transporte funciona, melhor é o dia para todo mundo. Isso é o que me motiva profissionalmente", conta entusiasmada.

O planejamento de curto prazo também faz parte da lista de prioridades da engenheira, a partir da implementação de ações de baixo custo para o ordenamento do sistema viário, com boas possibilidades alternativas e resultados imediatos.

"O trabalho da NitTrans caminha ao lado de outros órgãos da Prefeitura, e este trabalho em conjunto tem sido muito proveitoso. Estamos absorvendo as demandas, oferecendo ideias e soluções e criando padrões de trabalho, o que faz o serviço ganhar ritmo. Tudo tem sido planejado a partir das necessidades da população, sempre com foco em prestar serviços públicos que contribuam para melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Esse é o desafio que abraçamos".