SBACV lança Campanha Azul e Vermelho

Durante todo o mês, serão abordados temas relacionados às doenças vasculares - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular visa conscientizar a população brasileira para a importância dos cuidados com a saúde vascular

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) promove em agosto a Campanha Azul e Vermelho, com o intuito de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular. O mês de agosto foi escolhido por ser comemorado o Dia do Cirurgião Vascular, dia 15, próximo domingo.

Durante todo o mês, serão abordados temas relacionados às doenças vasculares como Trombose Venosa Profunda, Doença Arterial Obstrutiva Periférica, Linfedema, Acidente Vascular Cerebral, Doença Carotídea, Pé Diabético, Aneurisma de Aorta Abdominal e Varizes.

“A campanha é um alerta sobre as doenças vasculares e visa a prevenção de enfermidades como aterosclerose, que pode levar à doença na carótida e AVC, isquemia dos membros inferiores ocasionada pela falta de circulação dos membros, podendo resultar em gangrena, mais prevalente em pacientes diabéticos e fumantes. Pode levar também a quadros venosos como a trombose venosa profunda e embolia pulmonar, que aumentou sua incidência com a COVID 19, doença que agride os vasos e pode resultar em casos de trombose, tanto na veia como na artéria”, afirma Julio Peclat, vice-presidente da SBACV Nacional e SBACV-RJ.

No site oficial da campanha (www.agostoazulvermelho.com.br) é possível encontrar dicas sobre como identificar e cuidar de doenças vasculares, mitos e verdades sobre elas, a relação da trombose com a Covid-19, o momento certo de procurar um médico vascular, além de dar acesso aos conteúdos postados nas redes sociais da sociedade.

As recomendações mais importantes são: sair do sedentarismo; parar de fumar; melhorar a alimentação; fazer ginástica e fortalecer a panturrilha; usar meias elásticas; e manter um peso equilibrado. E, sempre que possível, passar pela avaliação de um especialista vascular.