Ação ambiental: 400 pneus são recolhidos em Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá recolheu, nesta segunda-feira (30/08), cerca de 400 pneus abandonados em ruas e de áreas de preservação ambiental. A ação foi realizada na orla e na Avenida Carlos Marighella, ambas em Itaipuaçu, e na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), altura do km 22, em São José do Imbassaí.

Ao todo, já foram recolhidos mais de 3 mil pneus em todo município desde o início da operação em junho deste ano.

A ação, executada pela da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), por meio da equipe de projetos da Diretoria Operacional de Coleta, Resíduos e Varrição, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Itaboraí, teve o objetivo de reduzir o impacto no meio ambiente causado pelo descarte irregular dos pneus.

De acordo com a bióloga da equipe de projetos, Vanessa Rodrigues, dependendo da demanda, a ação
pode acontecer a cada 15 dias.

"Com a retirada desses pneus das ruas e principalmente das áreas de preservação ambiental, conseguimos diminuir os danos ambientais e evitar a proliferação de insetos e o aumento dos casos de doenças
causadas pelo mosquito Aedes aegypti", explicou a bióloga.

Vanessa contou ainda que durante a ação, borracheiros locais foram abordados, orientados e conscientizados a realizarem o descarte correto dos pneus usados. "Os pneus recolhidos serão destinados a empresas de reciclagem, uso em contenção de encostas e fabricação de fossas sépticas no município de Itaboraí", disse.

A Somar orienta a todos que possuam pneus inutilizados em casa para entrarem em contato pelo telefone 3731-9633, ligação ou mensagens, para que a devida coleta seja realizada.