São Gonçalo: orquestra toca na abertura de teatro, amanhã

Serão duas apresentações, cada uma com 120 convidados, dos quais 60 foram contemplados por sorteio online - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cultura de São Gonçalo ganha um novo capítulo a partir de amanhã, dia 1º de setembro, data de inauguração do Teatro Municipal George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha. A abertura para o público terá como atração a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG). Serão duas apresentações, às 18h e às 20h30, cada uma com 120 convidados, dos quais 60 foram contemplados por sorteio realizado em rede social.

"Um antigo sonho da população gonçalense será, enfim, realizado. Desde o início da gestão do Capitão Nelson estamos trabalhando para abrir as portas do Teatro Municipal para a população. E agora podemos fazer um evento à altura do cidadão de São Gonçalo", afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

A OMSG vem ensaiando no grande palco do teatro para apresentar um espetáculo que está sendo montado para ser uma verdadeira renovação da vida cultural da cidade. Criada com o objetivo de levar paz, alegria, esperança, a Orquestra visa, ainda, elevar a autoestima da população de São Gonçalo.

A iniciativa de montar a banda, em 2005, foi do então vereador Fael Abreu junto com o músico Natinho Battera e sua primeira formação era de uma big band, na qual os músicos se revezavam em diversos eventos como datas comemorativas, lançamento de obras e algumas inaugurações.

Em 2006, foi institucionalizada a formação oficial da Orquestra Municipal de São Gonçalo e, em 2010, ela foi transformada em Patrimônio Cultural do município. Em 2011, foi realizado, por intermédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), o concurso público para músicos, onde a equipe foi formada.

Hoje a Orquestra conta com a participação do maestro convidado Paulo Guarany, na regência, e com seis clarinetas, três flautas, quatro violinos, dois violoncelos, dois contrabaixos acústicos, cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, uma tuba, três trompas, um oboé, um fagote, bateria, percussão, baixo elétrico, violão, guitarra, teclado, dez pessoas no coral e dois técnicos de som. Na sua coordenação, está a diretoria administrativa, formada por Pedro Lemos, Robson Lemos e Rafael Nascimento. Na produção artística, estão Nathália Gama, Mauro Ornellas e Thiago Martins.

"É um orgulho ser o precursor e condutor desse grande dia! É um marco para a classe artística da cidade e um ganho para nossa população. É o início de uma nova história! Antes, o gonçalense tinha que se deslocar para cidades vizinhas para ter a oportunidade de ir ao teatro e agora isso não será mais preciso. Vamos trabalhar para oferecer entretenimento para reflexões, razões e emoções. Me sinto honrado em fazer parte da realização deste sonho e concretização deste projeto", disse o maestro Paulo Guarany.

O repertório da noite de abertura reunirá peças de bossa nova, MPB e samba, passando também pela soul music, o rock e também o gospel.

"Posso garantir que será um verdadeiro espetáculo. Estamos ensaiando e preparando o melhor para a população que tanto almeja por um espaço grandioso como é o Teatro Municipal", afirmou o maestro.

Por conta da pandemia, a inauguração contará com apenas 50% da capacidade total do teatro. Para que os gonçalenses tivessem a oportunidade de participar dessa noite histórica, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura, sorteou 60 pares de ingressos para a abertura em uma rede social. O sorteio, que teve grande adesão com quase 3 mil comentários, aconteceu sexta-feira (27) e transmitido ao vivo para os internautas.

Com 240 lugares, divididos entre plateia e mezanino, o Teatro Municipal oferece toda estrutura para realização de apresentações e peças teatrais. O prédio possui equipamentos modernos de iluminação e sonorização, cênicos e de acústica, além de camarins, banheiros, cabine de som e salas de apoio.