SG inicia vacinação itinerante com a Cruz Vermelha

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em mais uma ação para levar a vacina contra o coronavírus para todos os moradores, inclusive aqueles que moram em bairros mais distantes, têm dificuldade de locomoção e vulnerabilidade social, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai realizar, a partir desta quinta-feira (2), vacinação itinerante em quatro locais: Santa Isabel, Salgueiro, Palmeiras e Jóquei.

A vacinação vai acontecer em dias específicos em cada localidade, de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h, até o próximo dia 16. No início desta semana, os polos sanitários Paulo Marques Rangel, no Portão do Rosa; e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, começaram a realizar o serviço com o objetivo de atender aos moradores de regiões mais distantes da área central da cidade.

"Desde o início da campanha de vacinação, nossas equipes de Saúde estão trabalhando com empenho para salvarmos vidas e vencermos essa guerra contra a covid-19. Ampliamos o número de pontos de atendimento, trabalhamos aos sábados, à noite, em feriados. Agora, iremos também em busca dos moradores que não conseguiram, por algum motivo, procurar atendimento nos postos de vacinação. Nosso objetivo é que cada gonçalense receba o imunizante", garantiu o prefeito Capitão Nelson.

Cruz Vermelha - O serviço itinerante será oferecido através de uma parceria com a Cruz Vermelha, que vai ceder o ônibus que fará a vacinação itinerante entre os dias 2 e 16 de setembro. Além da Secretaria de Saúde, que também vai oferecer serviços através da Subsecretaria de Odontologia, a ação terá apoio da Secretaria de Assistência Social. Com isso, serão oferecidos os serviços de vacinação, atualização dos dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientações sobre saúde bucal na unidade móvel.

O ônibus tem estrutura completa para vacinação, com três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro, 20 cadeiras para espera e ainda conta com duas tendas. Os profissionais da rede municipal de saúde vão trabalhar na aplicação das vacinas na unidade móvel.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e comprovante de residência do responsável, que deverá acompanhá-los ao local de vacinação. A imunização com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer está disponível. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo.