Reforço para os acima dos 90

Arthur Perlov, de 90 anos, foi um dos primeiros idosos a tomarem a dose de reforço no posto drive thru, no Gragoatá - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde ontem (1), Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos. Hoje (2), o reforço continua a ser aplicado em pessoas acima de 90 anos. Na sexta-feira (3) e sábado (4), será a vez dos idosos a partir de 85 anos. A vacinação deste grupo é realizada com o imunizante Pfizer. Para receber a dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade. É necessário ter um intervalo de seis meses ou mais da segunda
dose.

A Prefeitura de Niterói também inicia hoje (2), a vacinação de reforço em pessoas imunossuprimidas, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Arthur Perlov, de 90 anos, foi um dos primeiros idosos a tomarem a dose de reforço na manhã de ontem (1), no posto drive thru da Prefeitura de Niterói, no campus do Gragoatá da UFF.

"Fui criado em Niterói e voltei a morar aqui há pouco tempo, depois que minha esposa faleceu. Com a minha idade, só posso ficar muito satisfeito porque agora eu tenho mais segurança", contou Arthur.

Pouco depois foi a vez da Ruth Lemos, também de 90 anos, tomar sua dose de reforço da vacina contra Covid-19.

"Eu já estava esperando, tomei as duas primeiras doses, não senti nada e foi tudo legal", disse.

Na semana passada, Niterói tornou-se a primeira cidade do Estado do Rio a iniciar a aplicação da terceira dose em pessoas que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando a vacinação nas casas de repouso e
abrigos.

Adolescentes - Ontem (1), foi a vez do público de 13 anos. Gabriela Nunes, 13 anos, esteve na Policlínica Sérgio Arouca, acompanhada da mãe, Raquel, para vacinar logo cedo.

"É bom saber que a gente está se protegendo desse vírus que está acabando com o mundo. Eu já retornei às aulas presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança, mas com a vacina fico mais segura", disse Gabriela.

A mãe, muito emocionada, conta que a família toda teve a doença e uma pessoa acabou falecendo. "Estava contando os dias e estou muito feliz. Aguardando a vez do filho menor, que ainda não tem vacina liberada para a idade dele. Quem já perdeu alguém da família sabe o que essa dose significa. É uma esperança para não perder mais ninguém que a gente ama", reforça Raquel.

Gabriela Gualda Gonçalves, 13 anos, estava ansiosa pela vacina do drive thru: "É muito bom. Me sinto muito realizada. Esperei tanto por isso. É uma grande esperança para todo mundo".

Ontem (1), também foi a vez da imunização coletiva da família Santiago: a avó, Maria Helena, foi tomar sua segunda dose, acompanhada do filho, Eduardo, e do neto, Frederico, de 13 anos, que receberam a primeira dose da imunização.

"Eu estou muito bem. Primeiro fiquei bem nervoso, mas foi tranquilo", disse o adolescente.

Hoje (2), será a vez dos adolescentes de 12 anos. Com isso, Niterói chega a idade mínima permitida para vacinar a população da cidade. Sexta (3) e sábado (4) serão dias de repescagem.

Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer.