No mapa do desenvolvimento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói conquistou a nona posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, ficando entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O município lidera, ainda, no eixo Governança. A primeira posição geral no Ranking ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, se posicionou Vitória (ES). Em sexto ficou São Caetano do Sul (SP), seguido do Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP). Na décima posição, Salvador (BA) fecha as dez mais do Ranking Connected Smart Cities 2021.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, até sexta-feira, a 7a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. O evento acontece em formato híbrido, presencialmente, nesta quinta-feira, e de forma digital, até amanhã (3).

O Ranking Connected Smart Cities 2021 mapeia os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.

Niterói em números - Niterói obteve nota 9,9 na Escala Brasil Transparente, oferecendo atendimento ao cidadão por meio de Aplicativo e Site da prefeitura. A cidade também conta com 8 conselhos municipais participativos, dentro dos setores analisados, e registrou nota 0,778 no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Em Urbanismo, conta com a Lei de Plano Diretor revisada em 2019, emissão de alvará disponível no site da prefeitura, cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado.

Em Meio Ambiente, destaca-se a universalização do acesso a água e de coleta de resíduos sólidos residenciais, além de tratamento de 100% do esgoto coletado (nível de 95,6%) e o monitoramento de áreas de risco. Em Saúde, Niterói oferece 4,72 leitos para cada mil habitantes, 475,8 médicos para cada cem mil habitantes. A cidade tem serviço de agendamento de consulta na rede pública de saúde no site da prefeitura, e investe R$ 1.254,22 por habitante.

Além da primeira posição no recorte de Governança do Ranking Connected Smart Cities, Niterói se destaca nos recortes de: Urbanismo, 3ª; Saúde, 6ª; Meio Ambiente, 10ª; e Tecnologia e Inovação, Educação e Economia, 11ª, nos três recortes.