Batalha do Tanque volta à Praça dos Ex-Combatentes

Batalha do Tanque, disputa esperada pelo público jovem: Felipe Gaspary, organizador, e Negro Drama e Samurai MC, alguns dos representantes de São Gonçalo - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Batalha do Tanque, considerado o maior evento cultural de rua em São Gonçalo, retorna à Praça Ex-Combatentes, no bairro Patronato, hoje (2), a partir das 19h30. Essa é a primeira vez que o duelo de MCs conta com o apoio do município, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Serão seguidas todas as recomendações de medidas de prevenção, exigindo uso de máscaras dos participantes, além da distribuição de álcool em gel.

Com intuito de promover a cultura de rua na cidade, a Batalha reúne há dez anos jovens artistas que duelam por meio de batalhas de freestyle, onde rimas improvisadas são a base de uma competição, que é determinada a partir do participante que melhor se saiu, unindo raciocínio lógico, conhecimentos gerais, rimas e flows diferentes.

De acordo com o organizador da Batalha, Felipe Gaspary, em 2011 não haviam batalhas em São Gonçalo, fazendo com que o público interessado em participar e assistir tivesse que ir até a capital. "Com isso, nosso mestre de cerimônia e fundador oficial, Luã Gordo, se reuniu com outros artistas da cena local para realizar o primeiro evento da Batalha do Tanque, que surgiu com a ideia de ser uma roda cultural", disse Felipe.

A princípio a intenção era agregar e oferecer uma vitrine aos principais artistas gonçalenses, fomentando a cultura na cidade. No entanto, a notoriedade e a participação cada vez mais significativa nos espaços públicos fez com que o projeto crescesse, chegando a receber pessoas de outras cidades e, agora, contar com a ajuda da Prefeitura.

"A Batalha do Tanque nunca havia contado com apoio do poder público. Estamos iniciando um diálogo com a Secretaria de Turismo e Cultura e acredito que vamos conseguir realizar um belo trabalho em prol da população de São Gonçalo", declarou Gaspary.

De acordo com o secretário da pasta no município, Lucas Muniz, a Prefeitura vai oferecer estrutura e segurança para a realização do evento, estabelecendo um padrão que esteja à altura da Batalha, considerada uma das maiores do Brasil. "Precisamos fomentar a cultura na vida dos jovens da nossa cidade e estamos trabalhando para isso", afirmou Muniz.

Batalha revelou grandes artistas - Em uma década de história, a Batalha do Tanque gerou oportunidades para diversos artistas, sendo grande parte deles em destaque no cenário do rap nacional. Alguns dos nomes são Orochi, Pelé MilFlows e Xãma. Isso acabou se tornando uma inspiração para tantos outros jovens, como o caso do MC Nego Drama, morador do bairro Neves.

"A Batalha do Tanque mudou a minha vida de diversas formas. Quando comecei a rimar tinha acabado de perder minha mãe para as drogas e a Batalha tirou pensamentos negativos e me fez ter um novo rumo"

Os duelos acontecem, ainda, pela internet, por meio do canal no Youtube da Batalha, que já passa de um milhão de inscritos.