Governo do Estado assume a Operação Segurança Presente

A cerimônia de expansão do Segurança Presente em Niterói foi realizada ontem no 12º Batalhão de Polícia Militar - Foto: Carlos Magno/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Operação Segurança Presente foi ampliada em Niterói e chegou, ontem (3), à região de Pendotiba. Com a nova base, o programa, que terá um aumento de 160 agentes, estará em dez locais da cidade. Por quatro anos, a operação funcionou em parceria com a Prefeitura de Niterói e agora será totalmente custeada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O braço social do programa foi incluído na operação de Niterói. Assim como nas demais do Segurança Presente, o efetivo é composto por policiais militares, agentes civis e assistentes sociais, que cuidam do atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O governador Cláudio Castro agradeceu a parceria com a Prefeitura de Niterói e ressaltou o novo momento financeiro que o Estado do Rio vive.

"Graças a muito esforço e comprometimento, estamos conseguindo organizar as contas do estado, antecipamos os salários dos servidores e nos permitimos assumir os gastos integrais com a Operação Segurança Presente em Niterói. Agradeço à prefeitura pela parceria desde a implantação do programa, mas a partir de agora assumiremos os gastos e ampliaremos ainda mais a Operação Segurança Presente para outras regiões da cidade. O Governo do Rio tem um compromisso com a população, e a segurança pública é uma das nossas prioridades", disse o governador.

Segundo o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, assumir a gestão da Operação em Niterói permitirá ao Governo ampliar o programa, qualificar os agentes e alinhar com todas as operações Segurança Presente:

"A primeira mudança será a instalação de três novas bases, que irão melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais. Além disso, os agentes passarão a ser treinados e capacitados por nós, dentro do conceito de polícia de proximidade", explicou o secretário.

A base Pendotiba se soma às duas atuais bases localizadas no Centro e em Icaraí. Nos fins de semana, os agentes também estarão na praia de Boa Viagem. O horário de atuação da Operação vai permanecer das 5h às 2h, diariamente, complementando o trabalho do 12ºBPM (Niterói).

Inclusão do serviço social - Um diferencial desta nova fase da Operação em Niterói é a implantação do serviço social, que atuará diariamente nas bases. Segundo o Governo do Estado, os assistentes sociais têm a função de resgatar a cidadania de quem se encontra em vulnerabilidade social. Os atendimentos incluem auxílio para retirada de documentos, encaminhamento para abrigo e centros de recuperação, ajuda para sair das ruas e retornar ao convívio familiar ou simplesmente escutar com empatia o que o outro tem a dizer. Ao todo, o serviço social do Programa Segurança Presente já realizou mais de 200 mil atendimentos desde o início do programa em 2014.

Números de Niterói - Desde a implantação, em dezembro de 2017, os agentes do Niterói Presente conduziram a delegacias 2.655 suspeitos e retiraram das ruas 684 foragidos da Justiça. Além disso, 267 pessoas foram presas em flagrante por furto e 165 por roubo. Outros números de destaque são os 126 veículos roubados recuperados e a apreensão de 56 armas de fogo que poderiam ser usadas para a prática de algum crime.

Bagueira lamenta- Sobre o fim da parceria na segurança entre Niterói e o Governo do Estado, o vice-prefeito do município, Paulo Bagueira, se manifestou:

"Como político, cidadão e morador de Niterói não posso deixar de lamentar o término do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado que acabou com o Programa Niterói Presente. Custeado exclusivamente pelo governo municipal, o convênio bancava 297 PMs patrulhando as ruas, em um investimento anual de R$30 milhões (repito, custeado pela Prefeitura) e que derrubou os índices de violência nos locais onde foi implantado. Faria melhor o governo estadual, deixar que a Prefeitura mantivesse esses investimentos, como era o nosso desejo, e usasse os recursos que pretende injetar no seu novo programa, na ampliação do efetivo do 12° Batalhão da Polícia Militar, que há anos o niteroiense deseja, influindo assim, no combate à violência em outros bairros onde o Niterói Presente não havia ainda chegado. Como deputado estadual, atuei em 2019 na ampliação e renovação deste convênio. Só não conseguimos ampliá-lo mais, à época, por falta de recursos humanos do governo estadual.

Quero acreditar e desejo, que a suspensão do convênio não seja uma espécie de retaliação política à nossa cidade. Hoje, como vice-prefeito garanto que por parte do prefeito Axel Grael, a administração pública de Niterói está aberta ao diálogo e que
continuará a investir em programas que tragam paz e prosperidade para a nossa população".