Rio agenda para reforço na segunda

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) inicia na segunda-feira (6) o agendamento de idosos acamados para receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19. O atendimento dos idosos que não têm condições de ir aos postos de vacinação terá início após a aplicação das doses de reforço em idosos residentes em instituições de longa permanência públicas e privadas, que começou na última quarta-feira (1º) e termina no próximo dia 10. Esse grupo foi o primeiro a ser vacinado na cidade. Em seguida, haverá a vacinação por faixa de idade, que, conforme o calendário divulgado pela SMS, começa no dia 13 deste mês e deve ser concluída no dia 30 de outubro. Essa etapa inclui pessoas com mais de 60 anos.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Márcio Garcia, tais metas precisam ser para atingidas para que se avance na cobertura de idosos com doses de reforço até o dia 30 de outubro.

"Nossa expectativa é ter 100% dos idosos com a dose de reforço já aplicada", disse Garcia, durante a apresentação do 35º Boletim Epidemiológico, ontem (3).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, as metas são baseadas nos contratos já assinados pelo Ministério da Saúde com os fabricantes das vacinas Pfizer e com o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"É muito importante que o ministério distribua o percentual correspondente à população da cidade do Rio de Janeiro para que a gente possa executar esse planejamento", completou Soranz, também durante a apresentação do boletim.