Niterói, endereço certo para viver mais perto dos palcos

Ricardo Lyra Jr vive o personagem Adurrá, em "Gênesis", na Record TV - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em meio ao caos da pandemia, num momento de muita dificuldade para a área artística, o ator Ricardo Lyra Jr. recebeu um convite para participar da novela "Gênesis" da Record TV, fazendo o personagem Adurrá na última fase da trama, que iniciou dia 30 de agosto. Nascido em Maceió, mas niteroiense de coração, morador da cidade desde 1996, Ricardo começou a estudar teatro em 1992 quando se matriculou no curso Catsapá, no Rio de Janeiro e fez sua primeira apresentação no Teatro Rival.

"Ao mesmo tempo que é um privilégio trabalhar nesse momento onde muitos artistas estão sem nada, é tenso em função do momento em que estamos vivendo. É preciso estar mais atento por conta de todos os protocolos de segurança. A Record mantém todos os cuidados necessários, fazemos testes de PCR semanais, ensaiamos de máscara e só retiramos a máscara na hora da gravação, tudo precisa ser higienizado a todo momento. O ator lida com contato entre pessoas, é preciso se expôr para contar a história, por isso eu diria que foi um desafio ainda maior', revela Ricardo.

O ator veio morar em Niterói onde pode continuar estudando teatro na escola que frequentava, o Colégio Itapuca, com o professor Leonardo Simões. Foi ali, que além de atuar em diversos espetáculos como "Bodas de Sangre" e "Várias Histórias", de Machado de Assis, iniciou também seu trabalho como iluminador cênico. Apesar de o teatro estar sempre presente na sua trajetória, o desejo de também trabalhar na TV sempre permeou sua carreira. Aos 12 anos começaram as tentativas e testes para novelas e filmes que resultaram em participações na "Malhação", "Presença de Anita", "Coração de Estudante", "Velho Chico", "Vitória", "Belaventura" e "Topíssima".

'Niterói é uma cidade que respira arte, com muitos equipamentos culturais e com um olhar muito voltado para a cultura. Não é a toa que gerou tantos artistas pro Brasil e pro mundo, na música, no teatro, no circo, no cinema, na dança e nas artes plásticas. Então é claro que a cidade não só me inspira como também me proporciona trabalho dentro minha área. E isso é muito importante! O artista precisa de um mínimo de estabilidade financeira para que possa se manter produtivo, senão ele pára de fazer arte. Para que isso não aconteça, precisamos que se mantenham os investimentos públicos e a educação voltada para o campo cultural, criando na população o hábito e a necessidade de consumir os produtos artísticos da própria cidade' ressalta Lyra.

Amante da arte, decidiu cursar Cinema na faculdade e em 2011 começou a exercer também a profissão por trás das câmeras. Os bastidores, aliás, atraiam Ricardo que passou a trabalhar com iluminação cênica em diversas cias de teatro de Niterói e do Rio, ganhando prêmios de Melhor Iluminação em Festivais com o espetáculo "Três Marias" da Cia Crias da Casa e recebendo em 2015 o Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Criação de Luz por conta do espetáculo "Juvenal, Pita e o Velocípede", da Pandorga Cia de Teatro. Em Niterói passou a trabalhar na Artecorpo Teatro e Cia em 2007 com iluminação e atuação, onde foi inserido em diversos espetáculos do grupo, que é dirigido por, hoje, sua esposa, Rachel Palmeirim.

Para quem quiser conferir o trabalho de Ricardo Lyra Jr. na TV, Gênesis vai ao ar de segunda à sexta-feira às 21h, na Record TV. Esta é a última fase da novela, que estreou em janeiro e fica no ar até meados de outubro.