Tecnologia impulsiona mudanças no perfil do corretor de imóveis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

Muitas são as qualidades que um corretor precisa reunir para atuar no mercado imobiliário nos dias atuais. Desafios não faltam. O isolamento social, imposto pela pandemia, acelerou a digitalização dos processos nas imobiliárias, nos cartórios e nos financiamentos, exigindo dos profissionais, em curto espaço de tempo, o domínio das novas ferramentas tecnológicas para o atendimento dos clientes em um novo ambiente - o virtual.

As atribuições do corretor são muitas e vão muito além do que o simples agendamento de visitas. Dedicação, ética, interesse em diversas áreas do conhecimento e atualização constante são alguns dos pilares dos profissionais bem-sucedidos. A tecnologia veio para ajudar e quem a domina garante um passo à frente dos demais, mas, antes de tudo, é importante construir um relacionamento de confiança com o cliente e ir muito além das técnicas de vendas.

Tanto para os corretores que estão há muito tempo no mercado quanto para aqueles que estão chegando, é importante manter-se informado sobre o que acontece no setor, conhecer os aspectos jurídicos que envolvem as negociações e dominar as ferramentas digitais que possibilitam a compra de imóvel por um cliente que esteja em outra cidade, estado ou mesmo em outro país.

Surgiu, na outra ponta, um novo cliente, que quer menos burocracia e mais agilidade na hora de comprar um imóvel, sem abrir mão da qualidade do atendimento e da segurança jurídica de todo o processo. São muitas as mudanças no setor imobiliário, o que exige capacitação permanente para quem quer se destacar na profissão.

O Dia do Corretor foi comemorado no dia 27 de agosto. São cerca de 400 mil profissionais atuando no país, conforme dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), o que demonstra a força da atividade na economia. A ADEMI-Niterói parabeniza e homenageia todos os profissionais, que são a base do nosso mercado e parceiros na criação de um ambiente de negócios cada vez mais seguro e otimizado.

Se tiver interesse em comprar um imóvel, procure um dos associados da ADEMI-Niterói para contar com acompanhamento profissional desde a escolha até a assinatura da escritura de compra e venda, com eficiência e tranquilidade.