São Gonçalo amplia horário de vacinação contra a covid-19

Além dos pontos fixos, o ônibus itinerante da Cruz Vermelha estará no bairro Palmeiras, neste sábado, das 9h às 16h - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os pontos de vacinação contra o coronavírus em São Gonçalo voltam a atender até as 17h neste sábado (11). Todos os gonçalenses com mais de 12 anos podem procurar qualquer um dos 14 locais, um com drive thru, para se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo também aplica a segunda dose e terceira dose, esta somente para os idosos com mais de 70 anos e que já tenham mais de seis meses de intervalo da segunda dose. A cidade retirou mais 6.366 doses do imunizante Pfizer e outras 10.840 de CoronaVac da Coordenação Geral de Abastecimento (CGA) do Estado, no Barreto, nesta quinta-feira (9).

Além dos pontos fixos, o ônibus itinerante da Cruz Vermelha estará no bairro Palmeiras, das 9h às 16h. A vacinação itinerante continua no bairro nas próximas segunda-feira (13) e terça-feira (14), sempre das 9h às 16h, no Posto de Saúde das
Palmeiras. Na próxima semana, o bairro beneficiado será o Jóquei. O serviço vai acontecer no Largo do Jóquei (Predinhos), nos dias 15 e 16, das 9h às 16h.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e comprovante de residência do responsável, que deverá acompanhá-los ao local de vacinação.

A imunização com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer está disponível. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil está realizando o intercâmbio de vacinas na segunda dose, dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo, assim como para a terceira dose dos idosos, que estão recebendo o reforço com o imunizante da Pfizer.

Balanço - Desde o início da campanha, a cidade vacinou 678.718 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.134 receberam a vacina da Janssen. Entre eles, 32.444 trabalhadores da saúde, 137.474 idosos com mais de 60 anos.

Risco - A cidade do Rio de Janeiro reclassificou seis das 33 regiões administrativas do município para o risco moderado de transmissão da covid-19, na cor amarela. São elas: Portuária, São Conrado, Penha, Ilha de Paquetá, Santa Tereza e Barra da Tijuca. As outras 27 regiões seguem com risco alto, de cor laranja e as medidas de proteção e distanciamento foram prorrogadas até o dia 20 de setembro.

As informações foram apresentadas no 36º Boletim Epidemiológico da prefeitura, na manhã de ontem (10). Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Márcio Garcia, o atendimento na rede de urgência e emergência para síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que indicam suspeita de covid-19, tiveram uma redução nos últimos dias, que se confirma na queda das internações pela doença nas unidades de saúde.

"Comparando a semana passada com a semana 33, de duas semanas anteriores, temos uma redução de 26% nos casos confirmados. Antes a gente tinha 10% de redução. A nossa fila para internação continua zerada e ontem chegamos a ficar abaixo de 700 pessoas internadas, isso é um resultado bastante importante para o momento que estamos vivendo."

O secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, destacou que a variante Delta do Sars-CoV-2 já responde por 95,8% dos casos de covid-19 na cidade, mas que ela tem apresentado uma menor letalidade, o que pode ser efeito do avanço da vacinação.

"Já tivemos 1.400 pacientes internados com covid-19 e agora temos 683, é uma queda de mais de 50%. Claro que não mantemos esses leitos abertos, aí consequentemente a taxa de ocupação aumentaria. Temos fila zerada, então não faz sentido manter os leitos para covid. Nas últimas duas semanas, começamos a ver uma queda muito expressiva de solicitações de internações hospitalares. A gente já esperava que isso fosse acontecer, com o aumento da cobertura vacinal."

De acordo com Soranz, 55,7% dos adultos da cidade já estão totalmente vacinados, com a dose única da Jansen ou com as duas doses da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.