Isabella Oliveira: Miss Brasil que domina a língua dos sinais

Modelo nascida em Campos representará o Brasil na final Beleza Internacional - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Há mais de 60 anos o concurso Miss Brasil Beleza Internacional (BI) destaca as mais belas brasileiras, que após a coroação passam a representar o país na final tradicional em Tóquio, no Japão. Em 2020, na comemoração de seis décadas da premiação, a pandemia trouxe mudanças, desafios empresariais e feitos inéditos.

O primeiro deles foi o cancelamento do concurso, por questões de segurança sanitária e isolamento social. Para contornar a situação, e seguindo o procedimento adotado em outros países, os jurados fizeram uma seleção ao longo de dez meses, procurando candidatas que já haviam concorrido e que estariam aptas para serem a nova Miss BI 2021. Segundo Súzana Cardôso, diretora do Miss Brasil BI, todo o trâmite foi feito em sigilo.

"Nem elas sabiam que estavam sendo observadas. Foi uma escolha bem difícil, pois todas as candidatas são lindas, carismáticas e incríveis. Além da beleza e de uma boa passarela - que são condições essenciais, a Miss precisa ser carismática e saber tomar decisões", comentou Súzana, que coordena a realização do Miss Rio de Janeiro.

De acordo com a diretora, o foco do BI são as questões sociais, o que pede das selecionadas uma proximidade com a diversidade social e cultural. Esse foi um dos motivos que resultou na escolha da modelo e dançarina Isabella Oliveira, de 22 anos, que será a representante brasileira na final do curso, com previsão para o final de 2022.

"Isabella aprendeu Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos últimos meses, para que pudesse transmitir sua felicidade com o título para o máximo de pessoas. Apesar de nova, ela é extremamente focada, determinada, e viveu os últimos anos se preparando para ser uma Miss impecável. Ela tem uma beleza bem brasileira e muito samba no pé", afirmou Súzana.

Amor por Libras - Natural de Campos dos Goytacazes, Isabella é a primeira de sua cidade a representar o país em um concurso internacional de beleza. Filha de modelo, a Miss Brasil BI começou no mundo da moda aos 4 anos, desfilando como daminha de honra. Ela se destacou na seleção por seu contato com Libras, paixão impulsionada por uma comunicação falha dentro de um comércio.

"Estava em uma loja e tentei me comunicar com o vendedor que era deficiente auditivo, acabei não conseguindo. Tempos depois minha tia adotou um menino com a deficiência, o que aumentou mais minha vontade de aprender", conta Isabella, formada no curso de Libras básico e que hoje faz o avançado.

Na coroação do Miss Brasil BI, Isabella discursou em português, inglês e Libras, algo que pretende repetir na final. A participante segue em aulas particulares de inglês oratória, além de aulas de passarela e preparação física com um personal.