SG segue com baixo risco de contaminação por covid-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo perdeu mais dois pontos nos índices que medem a contaminação por coronavírus na cidade. Na semana 36, que corresponde a semana de 5 a 11 de setembro, foram contabilizados seis pontos - 4 por variação de óbitos por Covid-19 e 2 pela variação de pacientes internados, dois a menos do que na semana anterior. Os outros três índices não pontuaram - ocupação de leitos UTI adulto, ocupação de leitos de enfermaria e % dos casos notificados nas duas últimas semanas. Os números mantêm o município na fase amarelo 1, com baixo índice de contaminação.

Embora a vacinação evite a forma mais agressiva da doença, ela não evita a contaminação. Por isso, é necessário que todos os gonçalenses continuem respeitando todas as medidas sanitárias de prevenção, como uso de máscaras, isolamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel para que os índices continuem caindo. "É muito importante que todos tenham essa consciência. Mesmo vacinadas, as pessoas têm que manter as medidas sanitárias porque podem contrair a doença mais leve, serem assintomáticas e contaminar outras pessoas. Temos que romper este ciclo", disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. André Vargas.

Na semana 36/2021, os indicadores apontaram 32% de ocupação de leitos de UTI adulto, não contabilizando. Na semana anterior, eram 36% (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria ficou em 39% (0 ponto). Na semana anterior ficou em 36% (0 ponto). A variação de óbitos pelo Coronavírus ficou com 1,45 e obteve quatro pontos. Na semana anterior eram 1,09 (quatro pontos). A variação de pacientes internados ficou em 0,94, somando dois pontos. Na semana anterior foi 1,19, obtendo quatro pontos. E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em 49% (0 ponto). Na semana anterior foi de -16% (0 ponto).

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) - o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente e que podem ser referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes.