Lançamentos imobiliários impulsionam vendas no 2º semestre

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

A venda de imóveis permanece em alta no país e deverá continuar assim até dezembro. A expectativa do setor imobiliário é de que o ritmo de crescimento observado até agora seja mantido, contando, principalmente, com os novos lançamentos aguardados para este segundo semestre de 2021 - e que já iniciaram. Há muita planta nova nas principais cidades, incluindo Niterói.

A segunda metade do ano sempre concentra, tradicionalmente, o maior número de novas residências lançadas pelas construtoras e incorporadoras no mercado. Considerando a demanda aquecida, novos produtos não faltarão nas prateleiras dos stands de vendas e corretoras para atender à demanda das famílias que buscam uma nova moradia com arquitetura atualizada para os novos tempos.

O mercado imobiliário espera expansão de 24% no número de lançamentos de imóveis neste ano em comparação a 2020, conforme pesquisa feita pela consultoria Brain Inteligência Estratégica no início do ano. Considerando que há disponibilidade financeira, juros menores que dois dígitos e déficit habitacional histórico, o balanço no final do ano deverá confirmar as expectativas positivas sobre a comercialização de unidades novas.

A experiência explica o otimismo. No primeiro semestre deste ano, o país registrou aumento de 46,1% no número de residências novas vendidas se comparado com igual período do ano passado, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), após pesquisa em 162 cidades, sendo 20 capitais, de Norte a Sul do país.

Já a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) destaca que, nos seis primeiros meses de 2021, os financiamentos para a aquisição de imóveis novos alcançaram R$ 24,7 bilhões, com recursos das Cadernetas de Poupança, o que representou um crescimento de 128% em relação ao registrado em igual período de 2020, que somou R$ 10,8 bilhões.

A temporada de lançamentos de imóveis em Niterói começou. Se você está pensando em comprar um imóvel na planta ou mesmo uma residência pronta, passe em um dos associados da ADEMI-Niterói para contar com assessoramento especializado e fechar um bom negócio com segurança.