Queda de quase 23% nos roubos a pedestres em S. Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de São Gonçalo, pelo segundo mês consecutivo, alcançou queda nos índices de criminalidade. Graças à integração entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública e as forças de segurança estadual e federal, no mês de agosto deste ano a cidade conseguiu uma redução de 22,83% de ocorrências relacionadas a roubo de pedestres em comparação ao mesmo período do ano de 2020, segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

No mês de agosto de 2021, foram 267 ocorrências de roubo a pedestres, 79 casos a menos do que o registrado no mesmo período no ano anterior. Esses dados se devem ao policiamento ostensivo realizado por agentes da Operação São Gonçalo Presente, ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, nas principais vias do município, durante as ações de patrulhamento diárias.

Em 2021, São Gonçalo também registrou queda de 41,46% nos índices de letalidade violenta, com 17 casos a menos em relação ao mesmo período de 2020. Em agosto de 2021, foram registradas 24 ocorrências; no ano passado, no mesmo período, foram registrados 41 casos.

Outro fator relevante para o município foram os índices de roubo de carga, com queda de 8,54%, se comparado ao mês período do ano de 2020. No ano passado, foram 82 registros; já este ano, foram 75 ocorrências.

No mês de abril, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para debater ações integradas na área da segurança pública do município, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, em especial os roubos de carga nos acessos à Rodovia BR-101, no trecho que corta São Gonçalo, com áreas conflagradas pelo tráfico de drogas.

Para o secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo, a redução nos roubos de rua reforça o compromisso com o gonçalense na busca de uma cidade mais segura.

"A redução no roubo de rua significa que o cidadão gonçalense está com maior segurança ao caminhar pelo município, tanto em seu horário de lazer quanto em sua ida e vinda do trabalho. A população que depende de transporte público anteriormente era assaltada nos pontos de ônibus e, agora, está tendo o seu direito a usar seu aparelho celular de forma segura. Esses dados mostram que a preservação dos direitos dos cidadãos está sendo cumprida", disse o secretário.

O secretário pontua, ainda, que a redução dos índices de criminalidade irá melhorar, devido aos órgãos de segurança locais estarem alinhados para melhorar a vida dos cidadãos.

"Os números tendem a melhorar por haver uma postura chave em todos os órgãos de segurança locais, o alinhamento nas ações, a integração no planejamento e a sinergia de objetivos. A tendência da segurança pública do município é atingir resultados que há pouco tempo imaginava-se impossível. A liderança do nosso prefeito Capitão Nelson tem sido fundamental para avançarmos na segurança da cidade", concluiu o Major David.

Seis meses de expansão - Nesta sexta-feira (24), a Operação São Gonçalo Presente completa seis meses de expansão na cidade, com 199 prisões registradas, sendo cumpridos 106 mandados de prisão e captura de foragidos, além de 93 prisões em flagrante.

O planejamento das rondas é estruturado com as informações obtidas a partir da mancha criminal, com objetivo de reduzir os índices de violência. As rondas são feitas nos pontos de atuação do programa, com uso de motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas com grande movimentação. O patrulhamento também é realizado através de visitas diárias aos estabelecimentos comerciais, no horário das 5h às 23h.