SG garante gratuidade em atendimentos de fisioterapia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atualmente, 625 moradores de São Gonçalo estão em atendimento gratuito de fisioterapia nas unidades municipais. A fisioterapia é um importante meio para tratar, principalmente, problemas relacionados aos movimentos do corpo. É através dela que é possível reabilitar pessoas que tiveram traumas e ficaram com mobilidade reduzida, por exemplo. Ou aquelas que adquiriram doenças ao longo da vida.

Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil conta com três equipamentos para os gonçalenses, que têm diferentes modalidades à disposição, de média e alta complexidade. Além das três unidades municipais, a cidade tem convênio com outras duas instituições em Niterói.

Na cidade, os moradores podem fazer fisioterapia no Posto de Atendimento Médico (PAM) Coelho, na Clínica de Reabilitação Nova Cidade e no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves. Em Niterói, os gonçalenses são encaminhados para a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), em Icaraí, e Associação Pestalozzi, em Pendotiba. Para ter acesso aos serviços, os gonçalenses devem passar por avaliação médica, que vai indicar a necessidade do serviço e solicitar a inserção na regulação em reabilitação.

"O fisioterapeuta é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar os problemas relacionados às funções e aos movimentos. Por isso é bem comum que pessoas acidentadas, com vícios de postura, doenças adquiridas ou alterações genéticas sejam encaminhadas a esse profissional. Por meio de terapias manuais, prescrição de exercícios e utilização de aparelhos, é possível não só prevenir problemas, mas tratar distúrbios e reabilitar o organismo. Desse modo, o indivíduo ganha uma qualidade de vida melhor", disse o regulador do Serviço de Reabilitação da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, Pedro D'ávila Lima.

Mas mais de 7,5 mil pessoas já foram atendidas pela regulação em reabilitação no período de três anos. Para ter acesso aos serviços, os gonçalenses aguardam, em média, 30 dias para iniciarem a reabilitação. No entanto, casos prioritários iniciam imediatamente o acompanhamento e tratamento. A fisioterapia é oferecida para todas as idades, inclusive para bebês. "Avaliamos os casos mais urgentes,
que não podem esperar, e realizamos a inserção o mais rápido possível", completou Pedro.

O tempo e o tipo de tratamento depende de cada indivíduo e do seu desenvolvimento com o serviço.