SG: 200 criminosos fora das ruas em 6 meses de operação

Agentes recebem treinamento especializado para atuar nas vias da cidade, principalmente nas áreas de movimentação - Foto: Lucas Alvarenga / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Operação São Gonçalo Presente, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, um dia após completar seis meses de expansão do programa na cidade, segue atingindo números importantes. No sábado (25), o programa alcançou a marca de 200 criminosos retirados das ruas através de ações de patrulhamento diárias, atuando de forma estratégica nos principais pontos de grande movimentação na cidade. Desde a expansão da operação já foram efetuadas 106 cumprimento de mandado de prisão e captura de foragidos e 94 prisões em flagrante.

Em seis meses de atuação com rondas rotineiras, já foram registradas ocorrências por recuperação e apreensão de veículo, tentativa de homicídio, roubo, receptação, desobediência, apreensões de celulares com restrições na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e porte de drogas para consumo, além de injúria, pichação a edificação ou monumento público, desobediência, crimes ambientais e de trânsito, uso de documentação falsa, lesão corporal, resistência qualificada, estupro de vulnerável, recuperação de carga roubada e tentativa de furto.

Para atuação nas vias da cidade, todos os agentes recebem treinamento especializado para atuarem durante o patrulhamento, preservando sempre a segurança dos pedestres e comerciantes, além de atuarem em ações rotineiras, como auxílio a transeuntes. Em algumas ações especiais, o serviço social do programa - que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social no município - é acionado.

O secretário da Ordem Pública, major David Ricardo, destaca o sucesso da operação e acredita que os resultados positivos irão garantir mais segurança para a população gonçalense.

"Trabalhamos com o policial a proatividade, a abordagem com a aproximação da sociedade. Quando aceitamos esse desafio, queríamos implementar algo qualificado, que o gonçalense não conhecia, uma forma de atuação diferenciada, em que o policial é bem rigoroso e, ao mesmo tempo, procura tratar o cidadão com extrema educação, com respeito. Acreditamos que já conseguimos passar para o cidadão uma sensação de segurança, mas sabemos que temos muito a alcançar, muito a progredir e a população pode ficar tranquila que o programa irá ser cada vez mais eficiente, proativo, atuante, para que possa devolver a segurança dos gonçalense", disse o secretário.

O patrulhamento ostensivo é feito de 5h às 23h, sendo realizado através de motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas de grande movimentação e concentração de estabelecimentos comerciais. Além disso, a operação conta com o apoio do Disque São Gonçalo Presente, um canal de atendimento para a população.

Os cidadãos podem enviar denúncias sobre ocorrências policiais através do whatsapp (21) 98251-330, que fica disponível das 5h às 23h, sendo monitorado diariamente pela central de atendimento, na base da secretaria, na Estrela do Norte.

Centro Integrado da Região Sudeste - Foi inaugurado ontem o Centro Integrado de Segurança Pública Regional (Sudeste), em São Paulo. Ligado ao Ministério da Justiça, o órgão vai integrar as agências de inteligência do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para que a troca de informações seja mais rápida. O serviço também ficará interligado a mais de 400 bases de dados das 27 unidades federativas do país que fazem parte do Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). O principal foco é o combate ao crime organizado.

O governador Cláudio Castro compareceu à inauguração, acompanhado dos secretários de Polícia Civil, Allan Turnowski; Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires; Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro; Administração Penitenciária, Fernando Veloso; Gabinete de Segurança Institucional do Governo (GSI), Marcelo Bertolucci; além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius
Farah.