Intervalo reduzido entre doses

Morador de Icaraí, Yuri Aragon, de 33 anos, tomou a segunda dose de forma antecipada nesta terça-feira - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói iniciou ontem (28) a antecipação do calendário da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O intervalo entre a primeira dose e a segunda aplicação foi reduzido de 12 para oito semanas. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói quer acelerar o calendário para vacinar o maior número de moradores e garantir boa cobertura vacinal no município. A antecipação foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

Niterói já concluiu a imunização contra a covid-19 em 62,4% da população (duas doses ou dose única). A cidade já ultrapassou a marca de 50% de população totalmente imunizada.

"Avançamos no calendário e com qualidade, garantindo uma das maiores coberturas vacinais do estado do Rio de Janeiro. Agora, que temos uma cobertura de primeira e segunda dose expressiva, é hora de avançar na dose de reforço e também antecipando o intervalo entre a primeira e a segunda dose. O esquema vacinal completo garante uma maior proteção contra casos graves e óbitos. A vacinação completa também diminui a taxa de transmissão e contribui para a redução da circulação do vírus, ampliando nossa capacidade de controle da pandemia", explica o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Para as vacinas da Pfizer e AstraZeneca, a recomendação era de manter um intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda dose. Mas o surgimento de variantes da covid-19 com maior poder de transmissão, como a Delta, levou as autoridades sanitárias a mudarem a estratégia de combate à doença para acelerar a imunização da população.

Yuri Aragon, de 33 anos, morador de Icaraí, tomou a segunda dose de forma antecipada nesta terça.

"Eu vim hoje tomar a segunda dose, antecipando, para ficar imunizado o quanto antes. Eu não tive covid-19 e espero não ter. Com essa segunda dose eu me sinto mais seguro de que estou protegido", disse.

Para receber a segunda dose, o niteroiense deve ir a um dos postos de vacinação disponíveis oito semanas (56 dias) após a aplicação da primeira dose.

Dose de reforço - A Prefeitura de Niterói também antecipou a dose de reforço em pessoas a partir de 70 anos que tomaram a segunda dose há três meses. A vacinação acontece de acordo com o calendário por idade, começando por pessoas a partir de 80 anos (até hoje, 29) e avançando um ano por idade, com repescagem aos sábados.

No caso da dose de reforço, a redução do intervalo de seis meses para três meses da segunda dose vai permitir uma maior proteção aos idosos.

A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas a partir de 70 anos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. Esses idosos podem comparecer ao posto em qualquer dia.

Outro público que pode receber a dose de reforço são pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

A cidade continua vacinando adolescentes entre 12 e 17 anos, adultos a partir de 18 anos, gestantes, lactantes e puérperas.

Os postos de Niterói têm entrada liberada das 8h às 16h, e a aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h.

Imunização - Até segunda (27), Niterói já aplicou a primeira dose em 84,9% da população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. Receberam a primeira dose 438.720 pessoas e a segunda dose foi aplicada em 310.221 pessoas. A dose única foi aplicada em 12.266 pessoas. Outras 5.393 já receberam a dose de reforço/terceira dose.

Niterói já concluiu a imunização contra a covid-19 em 62,4% da população (duas doses ou dose única).