Em Niterói, comprovante já é cobrado em locais fechados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começaram a vigorar ontem (1º de outubro), as medidas previstas na fase 1 do Programa Novo Normal Niterói, um conjunto de regras que vai orientar a cidade nos próximos meses de pandemia de Covid-19. Entre as medidas está a reabertura das praias, com a suspensão do uso de máscara exclusivamente na faixa de areia, com distanciamento mínimo de um metro entre os frequentadores. Outubro marca também o início da exigência do comprovante de vacinação em ambientes fechados.

Nos bares e restaurantes, o distanciamento entre as mesas pode ser reduzido para um metro e o horário de funcionamento está ampliado até as 2h da madrugada. Também está permitida a abertura de casas noturnas, pubs e boates, com até 50% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo. Haverá, ainda, a permissão para a realização de eventos em ambientes abertos e funcionamento de casas de festas, com até 70% da capacidade de público, com a comprovação de esquema vacinal completo. Nesta fase, a Prefeitura vai manter as orientações de medidas de proteção à vida, com os protocolos sanitários, uso de máscara e álcool em gel.

Segundo o órgão executivo municipal, as ações do Programa Novo Normal Niterói têm como critério principal a porcentagem da população com esquema vacinal completo ao longo dos próximos meses e a análise das experiências de países que já colocaram em prática a retomada das atividades.

A comprovação vacinal poderá ser feita por meio do aplicativo Conecte SUS ou comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pela Secretária de Saúde de Niterói, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

Dividido em três fases, o plano passou pelo crivo do comitê científico da cidade e inclui uma lista de ações a ser tomada até janeiro de 2022. As medidas podem ser revistas a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia e das variantes, como a Delta.

"Estamos em um momento especial da trajetória de enfrentamento à Covid-19, uma transição para uma fase de esperança. Nessa nova etapa, com o início do Plano Novo Normal de Niterói, o nosso planejamento está baseado no avanço da imunização da população de Niterói e da Região Metropolitana. Esse plano traz novas orientações e novidades para os niteroienses. Apesar dos avanços muito importantes, a pandemia não está totalmente vencida. É preciso manter o cuidado e atenção para nos protegermos", destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Passaporte sanitário - Com base no decreto municipal número 14.141/2021 e no plano Novo Normal Niterói, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói estabeleceram novas normas para o funcionamento dos equipamentos culturais da cidade. Desde ontem, é necessário apresentar comprovante do esquema de vacinação contra a Covid-19, em dia, para entrar nos equipamentos culturais de Niterói.

O comprovante de vacinação pode ser apresentado no formato impresso ou digital e deve ser acompanhado de um documento com foto. É importante reforçar que, além do comprovante de vacinação, os protocolos sanitários continuarão em vigor nos equipamentos culturais, com o uso obrigatório de máscara, o aferimento da temperatura dos visitantes, o distanciamento entre assentos, álcool em gel e tapetes sanitizantes nos ambientes.

É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completo a partir de 1º de outubro no Theatro Municipal de Niterói, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Biblioteca Parque de Niterói, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, CEU Jurujuba, Museu Janete Costa de Arte Popular, Sala Carlos Couto, Sala José Cândido de Carvalho, Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Parques e praças - Desde ontem (1) , o horário de funcionamento dos parques e praças foi estendido até as 18h, mas permanece o limite de capacidade nos espaços. No Campo de São Bento, como o acesso dos visitantes é limitado a 4.500 pessoas por vez, dois portões do parque continuam fechados em outubro. De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o Campo de São Bento voltará a funcionar com os quatro portões abertos em novembro. No Horto do Fonseca, o limite de pessoas por vez também é de 4.500, e no Horto do Barreto, 1.100 pessoas.