Dose de reforço em profissionais da saúde

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Niterói começa a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 nos profissionais de saúde das redes pública e privada da cidade. O calendário se estenderá até o dia 22 de outubro e foi dividido por ordem de conclusão da imunização. Os primeiros a receberem a dose de reforço serão os profissionais que tomaram a segunda dose da vacina antes de 11 de fevereiro. Eles fazem parte de um dos primeiros grupos a terem a vacina aplicada em Niterói, junto aos idosos acima de 90 anos e idosos em instituições de longa permanência.

Para receber a dose de reforço, o profissional de saúde precisa levar o comprovante de vínculo com unidades públicas ou particulares de Niterói, além da identidade, CPF e comprovante de que recebeu a primeira e a segunda dose.

Além desse novo grupo, a Prefeitura de Niterói segue aplicando a dose de reforço em pessoas com mais de 70 anos e que receberam a segunda dose há mais de três meses, também seguindo calendário decrescente de idade.

A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco.

Niterói também mantém a busca ativa por pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, além da aplicação da segunda dose. Gestantes, lactantes e puérperas contam com prioridade em três postos de vacinação.

"Niterói atinge, mais uma vez, marcos importantes no processo de vacinação. Além do calendário já em andamento e o novo calendário de reforço para os profissionais de saúde, a partir do dia 18 de outubro quem tiver 69 anos ou mais e pelo menos 3 meses de distância da segunda dose, também vai poder receber sua dose de reforço. No dia 19 de outubro, pessoas de 68 anos ou mais, e desta forma seguimos. Com isso, em 30 de outubro daremos possibilidade a todos com 60 anos ou mais na cidade de Niterói para tomarem sua dose de reforço", detalhou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.