Musicoterapia contra o novo coronavírus

Musicoterapia é utilizada para relaxar os pacientes internados na UTI - Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Hospital Municipal São Judas Tadeu, especializado em combate ao novo coronavírus, o projeto "Heróis de Branco" a musicoterapia faz parte do tratamento dos pacientes internados na CTI - Centro de Tratamento Intensivo. E leva através da música conforto e acolhimento para os pacientes em isolamento.

O projeto foi iniciado como estratégia terapêutica para aliviar a dor, o estresse, a ansiedade e a distância dos familiares. Segundo o secretário de Saúde de Itaboraí, Sandro Ronquetti, o CTI é um ambiente que pode se tornar psicologicamente desconfortável para o paciente, levando-o a um sentimento de isolamento familiar, fragilidade e dependência.

O projeto de musicoterapia é liderado pela área de Enfermagem. Os profissionais dessas áreas se dividem entre os turnos da manhã, tarde e noite para ambientar o CTI com músicas que carregam memórias. Lá, os sons dos equipamentos dão lugar às canções preferidas dos pacientes. A música toca em uma caixinha de som que fica ao lado da cama do paciente, em um volume respeitoso e dentro das normas de padronização da unidade.

Hospital São Judas Tadeu utiliza musicoterapia no tratamento de pacientes com Covid-19. Fazem parte do time de músicos: a profissional administrativa da unidade, Pamela Greice com a coordenadora da enfermagem do Hospital, Silvânia Correa. Ela comenta sobre os efeitos da música no tratamento dos pacientes. Segundo ela, o uso da música como processo terapêutico também é uma maneira de deixá-los em contato com o ambiente externo.