Niterói: destaque na prevenção de acidentes e desastres

O aplicativo Alerta DCNit e o Sistema de Visualização Integrada de Dados e Alertas foram selecionadas - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói teve três iniciativas reconhecidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) como algumas das melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas no País em prevenção e mitigação de riscos de desastres. O aplicativo Alerta DCNit e o Sistema de Visualização Integrada de Dados e Alertas (SVIDA) foram selecionadas no eixo de Monitoramento e Alerta. O Seminário de Educação Continuada do órgão niteroiense foi selecionado em Iniciativas para as Comunidades.

As três iniciativas de Defesa Civil de Niterói vão representar o órgão no Banco de Boas Práticas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Foram reconhecidas pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) 84 "Boas Práticas", através de edital. De acordo com a Sedec, as iniciativas apresentaram resultados consistentes, satisfatórios, inovadores, replicáveis e adaptáveis a outras realidades.

A Campanha de Boas Práticas reuniu projetos e demais iniciativas das defesas civis municipais e estaduais de todo o país. O secretário municipal de Defesa Civil, tenente coronel Walace Medeiros, defendeu que o banco se traduz em uma grande plataforma de consulta e compartilhamento de projetos exitosos, o que possibilita o aperfeiçoamento de práticas voltadas à proteção e defesa civil.

"Ao longo dos últimos anos, a partir de investimentos em equipamentos, tecnologias, pessoal e ações que permitem e estimulam a participação da comunidade, a Defesa Civil vem consolidando aspectos que se traduzem em um expressivo aumento da capacidade de resiliência do município. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento em três projetos, sendo dois de desenvolvimento ferramentas de tecnologia de monitoramento e emissão de alertas e um de integração com o cidadão/comunidade. São projetos bem estruturados e que refletem nosso compromisso com o bem-estar do cidadão niteroiense. Tenho certeza que servirão de referência para o aprimoramento das práticas de proteção e defesa civil dos demais municípios", disse.

Alerta DCNit - Aplicativo que conta com previsão do tempo, registros de chuva em tempo real, alertas de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de fogo em vegetação. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular (google play ou apple store) e selecionar o programa.

O aplicativo também mostra a localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em casos de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas. O sistema do Alerta DCNIT conta com um botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199.

Sistema de Visualização Integrada de Dados e Alertas (SVIDA) - Plataforma que tem como objetivo a coleta, consolidação e análise de dados em tempo real de diversas fontes para otimizar a tomada de decisão da Defesa Civil. A partir do desenvolvimento deste sistema foi possível, por exemplo, ampliar o envio de avisos e alertas para a população e o monitoramento em tempo real dos status das sirenes e locais de ocorrência de fogo em vegetação.

Seminário de Educação Continuada - Evento para os voluntários da Defesa Civil de Niterói que ocorre uma vez ao ano. Já foram realizadas 5 edições. Atualmente, a Defesa Civil de Niterói conta com 114 Núcleos Comunitários (Nudec) com mais de dois mil voluntários treinados. Quem quiser participar como voluntário e se inscrever para os próximos cursos que serão ministrados, deve acessar o site da Defesa Civil (www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br).