Nobel de Física vai para estudos sobre o clima

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O norte-americano nascido no Japão Syukuro Manabe, o alemão Klaus Hasselmann e o italiano Giorgio Parisi venceram o Prêmio Nobel de Física 2021 ontem (5), pelo trabalho que ajuda a compreender sistemas físicos complexos como a mudança climática da Terra.

Metade do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,15 milhão) será dividida em partes iguais para Manabe, que está com 90 anos, e Hasselmann, pela modelagem do clima da Terra e por terem previsto com precisão o aquecimento global.

A outra metade irá para Parisi, por descobrir as "regras escondidas" por trás dos aparentemente aleatórios movimentos de gases ou líquidos.

"Sistemas complexos são caracterizados pela aleatoriedade e desordem e são difíceis de entender", disse a Academia Sueca de Ciências em comunicado. "O prêmio deste ano reconhece novos métodos para descrevê-los e prever seu comportamento de longo prazo."

Manabe está atualmente na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Hasselmann atua no Instituto Max Planck para a Meteorologia, em Hamburgo, na Alemanha, e Parisi na Universidade Sapienza, em Roma.

O prêmio de Física é o segundo Nobel anunciado nesta semana. Na segunda-feira, os norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian foram agraciados com o Nobel de Medicina, pela descoberta de receptores de temperatura e toque na pele.