Carioca Pedro Calado vence o Itacoatiara Big Wave 2021

Destaques do Itacoatiara Big Wave 2021: Michelle Des Bouillons, Lucas Chumbo, Pedro Callado e Gabriel Sampaio - Foto: Divulgação / Tony D'Andrea

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O carioca Pedro Calado sagrou-se campeão do Itacoatiara Big Wave 2021 descendo a onda que foi considerada a maior já surfada em Itacoatiara, de quase seis metros. O atleta de Saquarema Lucas Chumbo ficou em 2º lugar em uma disputa acirrada nas três janelas abertas durante o campeonato. No inédito formato digital, a competição que foi realizada entre julho e setembro, os atletas surfaram  grandes ondulações e as ondas eram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado.

Ao todo, foram  distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas. A premiação aconteceu na manhã de ontem (6) na praia de Itacoatiara.

O atleta de Niterói Gabriel Sampaio também foi destaque no campeonato terminando em 3º lugar. A competição teve ainda como destaque a carioca Michelle des Bouillons, que conseguiu a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatiara. A praia niteroiense vem se consolidando como a referência no surfe de ondas grandes e tow in no Brasil. O tamanho e a potência de suas ondas são internacionalmente reconhecidos. 

Logo no swell de abertura, Pedro Calado surfou a maior onda da competição que fez a diferença na pontuação do atleta já que no julgamento do surfe de ondas grandes, a maior nota tem peso dois.

"Esse ano foi a maior onda, ano passado foi a melhor. Me dou super bem em Itacoatiara e nos dois últimos anos a praia tem dado muita alegria. O somatório era de duas ondas mas logo na primeira já consegui uma maravilhosa, acho que foi a maior que eu já peguei no Brasil. Itacoatiara é um lugar muito especial, com ondas maravilhosas e pessoas sensacionais", comemorou o campeão Pedro Calado.

O campeonato foi  apresentado pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói.

" Esse critério incentiva os atletas a buscarem as maiores ondas. Competições como essas incentivam o esporte e incrementam o turismo na cidade. Vejo muito potencial em Niterói com  competição desse tipo e como forma de estimular e incentivar também outros atletas. Tivemos esse ano ondas que nunca foram surfadas em Itacoatiara e se bobear no Brasil, e isso também graças ao crescimento e aperfeiçoamento desses atletas. Vamos seguir evoluindo", explica organizador da Alexey Wanick.

"Muito importante mais uma vez apoiar esse evento na nossa cidade. Foi mais um ano com grande sucesso, trazendo os maiores nomes brasileiros do surfe nessa modalidade para nossas águas. Isso só ressalta ainda mais que Itacoatiara com sua geografia favorável, e suas ondas diferenciadas, é um dos berços do surfe mundial. Esse tipo de competição é benéfico para o município, gera visibilidade, inclusive para o exterior, projetando Niterói, a cidade dos esportes.  Quero parabenizar ainda os vencedores: Pedro Calado, Lucas Chumbo, nosso niteroiense Gabriel Sampaio, e todos que estiveram no mar se desafiando ", afirmou Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói.

Os atletas fizeram as filmagens e enviaram para a organização do evento. Após o encerramento da janela, o material foi julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surfe de ondas grandes.

 "Itacoatiara é um lugar marcante na história do surfe no estado. É um treino incrível para Nazaré (Portugal) e outras ondas gigantes. Foi incrível", vibrou Lucas Chumbo, , o segundo colocado .