Rio é premiado por apostar na transformação digital

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rio de Janeiro foi reconhecido com o Prêmio Latam Smart City Awards 2021 como as três melhores cidades latino-americanas a desenvolver projetos na categoria Transformação Digital e Reconstrução Econômica. O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira (6), no Smart City Expo Latam Congress, realizado no México. Este é o primeiro grande encontro internacional do segmento realizado depois que a Prefeitura do Rio criou, há dois meses, a Coordenadoria de Cidades Inteligentes.

O troféu que confirmou a premiação foi recebido por Felipe Peixoto, coordenador do novo órgão e representante da Prefeitura do Rio no evento que acontece em Merida até o dia 14. Reunindo profissionais de mais de 300 cidades de 45 países, o congresso é voltado para a discussão de temas como os desafios tecnológicos a serem enfrentados pelos governantes após a pandemia da Covid-19, com oportunidades do desenvolvimento e prática de projetos inovadores e sustentáveis de Smart City para a melhoria da qualidade de vida na América Latina.

"Vamos devolver ao Rio o protagonismo das cidades mais inteligentes do país. Já temos um projeto que inclui avanços como o acesso a 10 mil novas câmeras, 5 mil pontos de wi-fi e 9 mil sensores georreferenciados com soluções IoT, Govtech e criação de um LabGov. Faremos ainda este ano a terceira edição do "Desafio COR". Um projeto para startups, empresas e grupos técnicos interessados em apresentarem propostas para aprimorar a performance na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas do nosso Centro de Operações Rio (COR)", disse Felipe, que teve uma série de agendas no congresso, como o encontro com o governador Maurício Vila Dosal, do estado mexicano de Yucatán.